Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Anda muito cansado ou ansioso? Pode ser problema na tireoide

De um jeito fofo de explicar: a tireoide parece uma borboleta na garganta Imagem: iStock

Maria Júlia Marques

Do UOL, em São Paulo

01/12/2017 04h00

Muito cansaço ou forte ansiedade podem ser sintomas de um mês difícil e cheio de preocupações no trabalho, o famoso estresse. A melhor solução é passar um fim de semana tranquilo ou horas de soneca no sofá. Mas se nem isso ajudou, preste atenção que pode ter algo errado na sua tireoide.

O diagnóstico não é difícil, pode ser obtido em uma consulta e confirmado com exames de sangue. O importante é que você não ignore os sinais que seu corpo dá e procure um médico.

Veja também

Sempre apontada pelo ganho de peso (quem nunca ouviu uma pessoa que engordou se questionar se está tudo bem com sua tireoide?), essa pequena glândula tem a simpática forma de uma borboleta e fica no pescoço, atrás da laringe, no gogó, sabe? Ela é importante porque produz hormônios que regulam processos fisiológicos do corpo inteiro, como o coração, o cérebro e o pulmão.

Veja também:

Por deixar o corpo rápido ou devagar demais, pode levar a parada cardíaca pela aceleração do hipertireoidismo, ou pela falta de estímulo no hipotireoidismo. O hipertireoidismo costuma ser mais rápido e agressivo, enquanto o hipo é mais gradual e lento.

Geralmente hereditária (avise a família se for diagnosticado!), afeta mais mulheres e acontece em qualquer idade. Mas não entre em pânico, a doença tem tratamento.

Como tratar?

Existem remédios para os dois casos. Pode ser usada a reposição hormonal ou então a ingestão de iodo radioativo para causar uma lesão e a glândula produzir menos hormônios. Uma terceira opção, para quadros severos, é cirurgia.

Se a tireoide trabalha de menos

Imagem: iStock
 Cansaço e sono

Quando os níveis de hormônios da tireoide estão mais baixos do que a necessidade do organismo é hipotireoidismo, a doença mais comum que atinge a glândula. Quem produz menos hormônios fica com o metabolismo arrastado, o corpo não tem forças e até o coração bate mais devagar. Essa lentidão prejudica a vida profissional, pessoal e até amorosa: você fica mais apático, menos ativo, até a libido cai. Não confunda com uma rotina puxada e procure um médico.

As chances de depressão são maiores já que um dos trabalhos dos hormônios da tireoide é justamente em áreas do cérebro importantes para o humor.

Sente na garganta

Se não estiver funcionando perfeitamente bem, é possível que a tireoide fique mais nítida na garganta e só com um toque é possível sentir um carrocinho, algo fora do normal.

Raciocínio lento e memória ruim

Quando envelhecemos, o corpo vai naturalmente tendo uma queda de funções, e o corpo fica mais vulnerável a falhas na tireoide. É preciso ficar atento para o diagnóstico não ser confundido com sintomas de velhice ou demência.

Cabelos e unhas quebram mais

Se você notar que seus cabelos e unhas estão muito quebradiços também é bom ligar o alarme. Mesmo que não tenha outros sintomas, pode ser um sinal de mau funcionamento da tireoide.

Constipação, inchaço e dificuldade para emagrecer

O raciocínio é sempre o mesmo: com hipotireoidismo sem corpo trabalha muito devagar. Assim, é difícil e demorado para seu corpo fazer digestão. Além disso, você não consegue acelerar o metabolismo, o que dificulta a perda de peso, e as alterações hormonais influenciam para a retenção de líquido, aumentando o inchaço. 

Se a tireoide trabalha demais

Imagem: iStock
 Ansiedade, palpitação, insônia, falar demais

Sua tireoide fica hiperativa e trabalha mais do que devia, aumentando os níveis hormonais e causando o hipertireoidismo. Com o corpo acelerado, é comum confundir com estresse excessivo ou ansiedade puramente psicológica, fique de olho.

É tanta energia que você pode ter dificuldade para dormir e insônia, além de falar demais, gesticular bastante, ter palpitações cardíacas e ansiedade. É como tomar um balde de café e ligado nos 220 volts.

Perda de peso e aumento do apetite

Com tanta aceleração, a digestão e metabolismo ficam muito rápidos e parece que você precisa comer um caminhão para se sentir satisfeito. A rapidez do sistema digestivo é tanta que pode se tornar comum ter diarreia.

Tremores, temperatura corporal alta e muito suor

O raciocínio é o mesmo. Com seu organismo trabalhando na velocidade da luz, seu sangue corre nas veias e pode acabar em tremores, câimbras, aumento da temperatura corporal

Também podem aparecer queda de cabelo e fadiga. Pois é, seu corpo trabalha tão rápido que ao mesmo tempo você se sente cheio de energia e cansado.

Gosminha embaixo da unha

Além disso, é comum acumular uma substância branca da ponta do dedo até o fim da unha.

Fontes: Filippo Pedrinola, endocrinologista da SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia), e Vivian Estefan, endocrinologista do hospital Edmundo Vasconcelos.

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Anda muito cansado ou ansioso? Pode ser problema na tireoide - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Saúde