Topo

OMS cobra de líderes mundiais ações para acabar com a desnutrição e evitar a obesidade infantil

Renata Giraldi

Da Agência Brasil<br>Em Brasília

23/05/2011 15h46

A Organização Mundial da Saúde (OMS) cobrou hoje (23) dos líderes mundiais a elaboração de planos efetivos para erradicar a desnutrição infantil, melhorar a alimentação das mães e estimular um cardápio saudável para evitar o sobrepeso em crianças de adolescentes. Pelos dados da OMS, mais de 100 milhões de crianças menores de 5 anos estavam abaixo do peso em 2010 e cerca de 170 milhões apresentavam atrofias e problemas, como anemia e carência de vitamina A.

A OMS alerta que a desnutrição, em todas as suas formas, prejudica a saúde, o desenvolvimento cognitivo e físico da criança e também a saúde reprodutiva e o sistema imunológico. O assunto é tema das discussões da 64ª Assembleia Mundial da Saúde, em Genebra, na Suíça. O diretor do Departamento de Saúde e Desenvolvimento da organização, Francesco Branca, afirmou que muitos países precisam de ajuda externa para elaborar um programa de estímulo à alimentação.

Veja também

Paralelamente, os especialistas advertem que cerca 43 milhões de crianças apresentaram sobrepeso ou já estavam obesas, no ano passado. Com taxas crescentes de excesso de peso em países de renda média e baixa, as doenças não transmissíveis, como diabetes e problemas cardiovasculares, são mais difíceis de tratar por causa dos recursos limitados. De acordo com os dados da OMS, as grávidas estão cada vez mais acima do peso, o que aumenta o risco de complicações no parto.

No ano passado, durante a 63ª Assembleia da OMS, a exigência foi de os líderes aumentarem o compromisso político para adotar programas que visam à melhoria da alimentação e um aconselhamento estratégico. A assembleia é o órgão decisório que reúne delegações de todos os países para determinar as políticas da organização e aprovar o orçamento dos programas propostos.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

OMS cobra de líderes mundiais ações para acabar com a desnutrição e evitar a obesidade infantil - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


VivaBem