Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Empresa chinesa inicia nova fase de testes da vacina contra covid-19

5.abr.2020 - Imagem ilustrativa de uma vacina para o novo coronavírus Imagem: Igor Golovniov/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

Em Pequim (China)

24/06/2020 15h20

A farmacêutica estatal chinesa Sinopharm começará a fase 3 dos testes clínicos de uma possível vacina contra a covid-19 nos Emirados Árabes Unidos, informou nesta quarta-feira o jornal digital "Caixin".

Com base nessas informações, a vacina é desenvolvida em conjunto pelos Institutos de Produtos Biológicos e de Virologia, de Wuhan, e pela Academia Chinesa de Ciências.

A razão pela qual a Sinopharm escolheu os EAU para esses testes é porque eles consideram que na China a pandemia está suficientemente controlada para que não existam condições suficientes para a participação maciça nos testes necessários nesta fase 3.

Embora na fase 2 a possível vacina seja administrada às pessoas que correspondem ao perfil médio do receptor final do remédio para avaliar sua eficácia e segurança, na terceira fase, milhares de pessoas participariam.

Se passar, as autoridades poderiam aprovar teoricamente a vacina para uso, embora algumas vezes uma quarta fase seja realizada com estudos mais aprofundados.

Normalmente, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o período para uma vacina estar disponível para uso em massa é de pelo menos 12 a 18 meses, embora a China tenha acelerado os processos devido à emergência mundial de saúde e permitido que alguns estudos fossem realizados ao mesmo tempo na primeira e na segunda fase.

Segundo a imprensa oficial, este é o primeiro teste clínico no exterior para uma vacina desenvolvida na China.

O Ministério da Saúde dos Emirados autorizou esses testes, que serão realizados em conjunto com a empresa local Group 42.

No último dia 16, o Instituto de Produtos Biológicos de Wuhan, afiliado à Sinopharm, anunciou que não havia mostrado qualquer efeito colateral grave nas duas primeiras fases dos testes e garantiu que é a primeira candidata a vacina com segurança e imunogenicidade - capacidade de provocar uma reação no sistema imunológico - favorável.

Mais de 1 mil funcionários da empresa participaram dos testes, que segundo a Sinopharm, mostram que a vacina seria "segura e eficaz" e que as reações adversas foram muito menores que as de outras candidatas.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Empresa chinesa inicia nova fase de testes da vacina contra covid-19 - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Saúde