
A paixão do ex-BBB Fernando Medeiros pelo basquete começou aos 12 anos. Ele já jogou profissionalmente em clubes do Rio de Janeiro, como o Fluminense, e hoje participa de ligas independentes da cidade. O apresentador do programa NBA Frestyle no Brasil defende que o esporte tem muitas funções além de garantir vantagens para o corpo e a mente, e apoia uma série de projetos sociais que envolvem a modalidade.
O amor pelas quadras e o exercício em geral levaram Fernando a cursar educação física. Hoje, ele elabora seus próprios treinos de basquete, musculação e corrida. Tudo visando qualidade de vida e ser um dos melhores jogadores em quadra.
“Gosto muito do basquete de rua, das famosas peladas, que tem muita cultura atrelada: hip hop rolando e aquele jogo por diversão. Mas também sou fã do basquete de quadra, que é totalmente voltado para performance e resultado. Sou movido por competições”, afirma.
Ele compartilha nas redes sociais sua rotina de treinos para desmistificar a ideia dos “Super-Homem”, como chama os homens totalmente sarados. “As pessoas que não são assim olham e acham que nunca conseguirão chegar nesse nível. Quero mostrar que o importante é ter um corpo que somos capazes de manter com boa qualidade de vida. Não precisamos desse nível inalcançável.”
A fase inicial é importante para deixar o corpo preparado. Eu já começo a cansar aí
Esses exercícios exigem mudança de direção e força abdominal. São ótimos e trabalham bastante o corpo
É a parte boa do treino porque a gente fica com aquela sensação de dever cumprido
Para mostrar a seus seguidores como é possível emagrecer em pouco tempo com foco e disciplina, Fernando seguiu uma dieta low carb por sete dias. O resultado: menos 2,5 kg e uma redução de quase 3% de gordura corporal. “Foi a primeira vez que fiz uma dieta low carb regrada, mas confesso que não é fácil e precisa ter muita disciplina para ficar o dia inteiro sem o carbo”, conta.
Aliás, o ex-BBB é “fã de carboidratos” e toma cuidado para que o nutriente não faça parte de todas as refeições diárias. “É muito fácil de achar o carboidrato. Todo lanche tem e se não ficar atento você só come isso e acaba retendo líquido. Então, deixo para comê-los nas refeições principais”, conta. No dia a dia, ele prefere consumir muita proteína animal para garantir a saciedade.
Fernando demonstra bom autocontrole para manter a dieta. Ainda que tenha uma “vontade psicológica” de comer um docinho após o almoço, ele consegue comprar uma barra de chocolate e tirar apenas um quadradinho após cada refeição. “Não vou comer metade de uma barra. Fico me policiando. E comigo não tem essa questão de chocolate 70% cacau, tem que ser o que eu estou com vontade.”