Topo

Acusado de ter trabalho escravo no Brasil, navio faz show na Alemanha

Marcel Vincenti

Do UOL, em São Paulo

21/05/2014 06h00

Poucas semanas após deixar o Brasil acusado de ter tripulantes trabalhando em condições análogas à escravidão, o navio Magnifica, da companhia italiana MSC, ganhou as manchetes dos jornais europeus por uma ação inusitada nas águas da Alemanha.

Na semana passada, durante as celebrações dos 825 anos do porto de Hamburgo, o transtlântico usou sua potente buzina para reproduzir a música "Seven Nation Army", um dos clássicos da banda americana White Stripes.

A cena, que durou cerca de 20 segundos, foi observada e ovacionada por centenas de pessoas que participavam dos festejos (na gravação abaixo, ouve-se até um brasileiro gritando "Vai, Corinthians").

No último mês de abril, a mídia brasileira noticiou que fiscais do Ministério do Trabalho brasileiro encontraram, no porto da cidade de Salvador, 11 tripulantes do Magnifica em condições análogas às de escravos. Estes empregados, que foram retirados do transatlântico, estariam cumprindo jornadas de mais de 11 horas diárias dentro da embarcação e sofrendo assédio moral.

A MSC, por sua vez, publicou um comunicado no qual afirmava que, no Brasil, estava "em total conformidade com as normas de trabalho nacionais e internacionais e estava pronta para colaborar com as autoridades competentes. Sendo assim, a MSC repudia as alegações feitas pelo Ministério do Trabalho e Emprego, do qual não recebeu nenhuma prova".

O Magnifica é um velho conhecido dos brasileiros: tem capacidade para 3.223 passageiros e visitou o Brasil nas últimas temporadas de cruzeiros. No próximo verão, porém, a embarcação não passará pelo país.

Abaixo, veja o vídeo da intervenção musical do Magnifica no porto de Hamburgo, realizada na última semana:

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Acusado de ter trabalho escravo no Brasil, navio faz show na Alemanha - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade