Informação que transforma
A educação ambiental também é a premissa da plataforma Menos 1 Lixo, criada pela ativista ambiental Fe Cortez, que mora no Rio de Janeiro. Em 2015, ela decidiu parar de usar copos descartáveis depois de assistir ao documentário "Trashed: para onde vai nosso lixo", de Jeremy Irons. Em um ano, deixou de consumir 1.618 copos e percebeu que esse era um caminho para transformar hábitos e pessoas.
Fe também criou um copo reutilizável (foto) feito 100% no Brasil para substituir os copos plásticos descartáveis. A diretora de conteúdo do projeto, Marina Marcucci, explica que o produto é só um dos agentes de transformação do projeto, já que o maior pilar é a comunicação. "A informação é o primeiro passo para a mudança. O que as pessoas mais procuram é como substituir produtos de higiene e limpeza. Então a gente fala das alternativas, dá receitas de como fazer sabão em pó e desodorante", conta Marina.
No último ano, o movimento cresceu bastante. Foi de 30 mil seguidores no Instagram para 200 mil e lançou a websérie "Mares Limpos", em parceria com a ONU Meio Ambiente. Nos vídeos, Fe viaja pelo Brasil e pelo mundo conversando com ativistas e especialistas sobre o impacto do plástico nos oceanos.
Hoje o projeto tem o grande desafio de disseminar essas informações em todos os cantos do país. E Marina está otimista. "Falamos de sustentabilidade com uma linguagem acessível, e, aos poucos, está deixando de ser um assunto chato, e assim estamos conseguindo conquistar mais brasileiros e pessoas pelo mundo."