Astrologia: o Brasil em 2021

Previsões gerais prometem (e pedem) mais colaboração e espírito inovador na economia, politíca e sociedade

Barbara Abramo Colaboração para Universa

O ano de 2021 promete ter algumas boas novidades, e em muitos sentidos, será diferente do difícil 2020, caracterizado pelo isolamento imposto devido a pandemia de Covid-19. Para começar, o importante trânsito do esperançoso Júpiter e do realista Saturno em Aquário. Este é um signo sociável, ligado a invenção, a comunicação, aos interesses sociais e mais conectado com grupos e fraternidade do que com crescimento individual.

Essa condição astral nos dá pistas de que 2021 irá favorecer mais ainda a colaboração entre pessoas, grupos, países e organizações internacionais. Será um ano de resgate de valores básicos, oscilações e incertezas no campo econômico e alguns fenômenos geográficos climáticos, aí com Júpiter, dignos de nota.

Plutão continuará seu lento caminhar por Capricórnio, aprofundando as transformações nos sistemas de controle dos estados nacionais ao redor do mundo. Netuno em Peixes receberá alguns trânsitos importantes de outros astros, ao longo do ano, reforçando a emergência de um sentimento de cooperação e ajuda a quem precisa - é preciso cuidado com a rigidez e a teimosia dos "donos da verdade".

Neste 2021, teremos um eclipse lunar total em 26/05, em Sagitário, um período crítico para as relações internacionais, seguido de um eclipse solar em 10/6 em Gêmeos, acentuando a necessidade de um diálogo flexível entre as nações. Mais para o final do ano, em 19/11, um eclipse lunar parcial em Touro sinaliza oscilações nos mercados e na economia mundial, seguido depois pelo eclipse solar total em Sagitário novamente, no dia 04/12, reforçando a necessidade de novas pontes de diálogo e comunicação entre os países.

Comportamento: sustentabilidade, minimalismo e cooperação

Um ano para reduzir excessos. Ainda na carona da pandemia, 2021 chega para consolidar hábitos e mudanças no cotidiano. Estudo e trabalho a distância, soluções de mobilidade para os serviços básicos e sistemas em que a máquina trabalha mais. Vamos nos acostumar e até achar bacana o rodízio de roupas, itens e bens duráveis. A moradia compartilhada será tendência, inclusive entre pessoas mais maduras. Obviamente isso tem a ver também com a tendência ao desemprego e a necessidade de reinvenção.

A redescoberta da vida no interior, da alimentação saudável, da colaboração no ensino e aprendizado serão condições valorizadas. Júpiter em Aquário pode sinalizar também um aumento de demanda de experiências tecnológicas na música e nas artes em geral. As artes visuais serão cada vez mais consumidas e de oferta mais abundante a partir do segundo semestre.

A moda também refletirá essas tendências astrais. Roupas tecnólogicas e acessórios com pegada high tech serão cada vez mais considerados símbolos de prestígio, e o que for avançado, diferente, atrairá mais interesse e olhares. Azuis, verdes, tons de terra, metalizados serão cores em alta. Roupas que se adaptam, que podem servir para mais de um sexo são temas em ascensão nos próximos meses e anos.

Política: poder redistribuído e descentralizado

Ao contrário do que vinha ocorrendo nas últimas décadas, os astros apontam para a cooperação e a colaboração. No campo político, isso pode se refletir no poder redistribuído a grupos e entidades que representam mais comunidades. O governo brasileiro precisará se adaptar a nova onda mundial ou sobreviverá mal até o final do ano, e as surpresas começam já em janeiro.

Em vez do poder concentrado em um nome específico distante, a comunicação com a população será feita cada vez mais pelas redes sociais e sistemas alternativos. Por exemplo: o Congresso Nacional irá se aliar ao STF e outras instâncias colocando freios em medidas e decisões do presidente da república. Candidaturas em grupo devem proliferar ao redor do mundo e no Brasil especialmente a partir das eleições de 2022.

No Brasil, os meses mais desafiadores serão janeiro, maio, junho, novembro. O atual governo precisará se manter a duras penas no atual espaço e terá de negociar e se submeter à força de grupos maiores - a tendência é que a oposição apareça mais unida e organizada.

Com a emergência cada vez maior de que se entenda que todos somos diferentes, porém iguais, a intolerância com etnias, modos de vida, escolhas e orientações sexuais será cada vez mais motivo de críticas e reações por parte da sociedade. A população brasileira irá, aos poucos, aprendendo a ser mais tolerante com as diferenças, muito em função também de instrumentos de controle mais apurados para garantir a coexistência e o respeito entre os grupos sociais.

O ano astral de 2021, que começa em 20/3/2021 às 06h38 em Brasília, aponta a urgência do tempo que não se pode perder para resolver os problemas nacionais. Em julho, o que entra em foco é a política internacional e a posição do Brasil nela - na 2ª semana, pressões de fora poderão fazer o país tomar um rumo diferente do atual. O mês de agosto mostra avanços políticos, e algum fato ou evento de alcance popular poderá melhorar a imagem do Executivo. Para o governo o mês de novembro será dos mais sensíveis. Entre 6 e 21/11 teremos um período de testes de governabilidade e decisões que devem definir os rumos das eleições presidenciais em 2022.

Economia: desemprego e busca por alternativas

Não é preciso ser astrólogo para saber que a economia mundial está mal das pernas há tempos. Em 2021, essa tendência continua forte e a crise econômica irá se aprofundar. O que pedirá criatividade de alguns países, para tentar saídas e soluções "fora da caixinha". Mecanização e invasão de tecnologia cada vez mais associada a funções que antes eram exercidas por seres humanos também devem, ao longo dos próximos anos, acentuar o desemprego internacional. Alternativas devem surgir aos poucos em alguns países e - Urano em Touro atesta - a ocupação do campo pode ser uma solução em algumas regiões do Brasil.

Se em 2020 foi o mercado imobiliário que cresceu, em 2021 as empresas que mais irão lucrar serão as que têm direta relação com tecnologia, informática, pesquisa científica ou tecnologia voltada para navegações fora da Terra.

Os EUA será um dos países que mais sofrerá com a retrogradação de Vênus em dezembro de 2021 que deve marcar um momento delicado para os mercados e para o dólar também (antes, as oscilações da moeda americana podem ocorrer em janeiro, na 2ª semana de junho, e no final do ano). Essa oscilação tem relação tanto com os desafios ao governo Biden quanto ao avanço da moeda chinesa nos mercados internacionais, algo que tem mais chance de ocorrer já a partir de abril.

A partir de 2021, o Brasil cada vez se entenderá como um país de múltiplas diferenças e necessidades. Haverá possibilidade de bons acordos internacionais, desde que feitos entre estados e outros países. Também no plano econômico, devem haver mudanças nos impostos e na mobilidade da população, com isso poderá vir algum dinheiro. Porém, medidas mais atualizadas, como a taxação de grandes riquezas e adaptação de coleta de impostos, ainda demorarão. Seja como for, em 2021 estaremos mais próximos da fase de melhoria econômica e cultural do país, que começa em 2023.

Ciência: uma ano de maiores avanços

Na esteira do coronavírus, pesquisas e ciência estarão fortalecidas em 2021. A questão da pandemia no Brasil deve ser complicada ainda nesse período - tudo a ver com Netuno em aspecto tenso com Mercúrio do mapa astral do Brasil. O perigo é desorientação, disseminação inclusive de outras doenças e junto delas a proliferação de informações falsas e mentiras que desnorteiam a população.

Maio e setembro serão meses complicados para a saúde pública nacional, mas podem trazer descobertas no campo científico e médico. A saúde pública será um tema debatido por todo o ano e merecerá aportes maiores de doações e investimentos para intensificar a pesquisa.

No atual ciclo de Júpiter e Saturno em Aquário, a ciência da computação, da tecnologia de informação irá avançar muito. Março, maio, junho, setembro, dezembro serão meses em que poderá haver alguma incorporação dessas descobertas e invenções no cotidiano das pessoas. 2021 será um ano de maiores avanços na área científica, médica, biológica, genética. Neste aspecto, 2022 será ainda mais proeminente na área da biologia, inclusive marinha, e tratamentos mais avançados para diversos tipos de câncer.

Como cada signo será afetado

Que todos nos iremos enfrentar novos desafios, já sabemos. Depois de um ano dificílimo de tantas perdas, 2021 surge como uma esperança de melhora. Em alguns sentidos, e em alguns meses, veremos mesmo essa mudança acontecer. Se não na totalidade de nossos sonhos, para a grande maioria haverá chance de reciclagem, reinvenção e redescoberta de caminhos novos. Quem se recusar a isso e mantiver a postura de espera, de sonho com o mundo tal qual era antigamente, terá problemas.

Nesse sentido, alguns signos, por exemplo podem ter maior ou menos dificuldade de adaptação aos novos tempos. Se você sabe o signo da sua Lua, do seu ascendente, pode levar em conta - e eles também podem trazer, pelo signo em que se encontram, portas de saída, ou janelas de oportunidade se o seu signo solar faz parte da tribo dos que mais podem se ressentir destes novos tempos. O ascendente como um signo que aponta a maneira de agir no mundo, e a Lua como a maneira de sentir e de se adaptar ao mundo e as pessoas.

Signos fixos

Os signos fixos (Escorpião, Touro, Aquário e Leão) são os que mais sentirão o desafio de se reinventar neste ano de 2021. Todos eles precisarão ir contra sua própria natureza conservadora, no sentido da manutenção, da estabilidade. A principal dica é tentar aprender a fluir e a ser mais flexível, abrindo mão do controle total de todas as situações.

  • Escorpião

    Abra seu coração em 2021 para um contato verdadeiro com as pessoas, pois isso terá a força de uma revolução, liberando você de decepções antigas. Aprenda a fluir com a vida.

  • Touro

    A lei da vida é mudança, e você viverá o melhor de 2021 abrindo seu coração para essa verdade. Aproveite e encare as alterações que precisa fazer. Transforme-se!

  • Aquário

    2021 pode ser o ano das grandes realizações, de uma retomada importante em nível muito pessoal; para isso, respeite o tempo da vida, e confie em seu intelecto.

  • Leão

    Bons relacionamentos enriquecem a vida, e 2021 será um ano em que você aprenderá muito com eles, como ser mais objetivo, racional e distanciado. Construirá laços fortes.

Signos mutáveis

Gêmeos, Sagitário, Virgem e Peixes, os signos tidos como flexíveis, mutáveis, maleáveis, que se adaptam serão os signos que fluirão bem com a energia do ano, embora tenham alguns desafios representados por Urano em Touro, que significa o aprendizado que vem de reviravoltas.

  • Gêmeos

    Curiosidade é um grande motor para tornar a vida mais rica e interessante. Com propósito e planejamento, você chegará ao final de 2021 com boas realizações.

  • Sagitário

    Em 2021, você poderá aplicar sua fé e sua intuição em grande escala, ampliando seu raio de ação, seus relacionamentos e sua carreira. Seu entusiasmo contagiará muitos.

  • Virgem

    Com seu jeito observador de ser, irá alargar suas perspectivas em 2021. Importante que valorize a troca desinteressada com as pessoas, aprendendo e ensinando.

  • Peixes

    O ano das grandes escolhas, 2021 será ótimo para definir com que causas, grupos e associações você se sente irmanado. Algumas precisarão ser rompidas, outras, criadas.

Signos Cardinais

Por fim, temos signos que marcam as estações, os assim chamados cardinais, movimentadores, iniciadores, energéticos, ativos: Áries, Libra, Câncer e Capricórnio. Esses fluirão bem com o padrão Aquário de ser e saberão lidar com as surpresas que Urano irá trazer.

  • Áries

    Você irá bem longe em 2021, ao canalizar seu espírito guerreiro para fins construtivos, abrir a mente para novas concepções e ser flexível com os mais próximos.

  • Libra

    Aplique sua experiencia e conhecimento para realizar alguns sonhos pendentes; sua qualidade de vida irá melhorar em 2021, assim como sua carreira e vida social;

  • Câncer

    O passado serve de lição, o futuro tem de ser construído, e em 2021 a boa informação, o estudo e a capacidade de se adaptar serão meios para você ser feliz de verdade.

  • Capricórnio

    Capricórnio ? você continua passando por um intenso processo de transformação intima, em 2021 ele continua. Some a ele a capacidade de ver de cima, e enxergar melhor seu futuro.

Topo