Topo

Barbie Fascionista é "caricatura do eleitor de Bolsonaro", diz Le Monde

Meme da Barbie Fascionista Imagem: Reprodução/Facebook

Da RFI

24/10/2018 14h18

"No Brasil, a Barbie vota para a extrema-direita" é a manchete de uma matéria publicada pelo jornal francês "Le Monde" desta quarta-feira (24).

A correspondente do jornal "Le Monde" em São Paulo, Claire Gatinois, escreve que a popularidade do candidato do PSL à presidência, famoso por suas declarações racistas, homofóbicas e misóginas, assusta mas também faz rir uma parte do país.

Veja também

"Desde os meados de novembro, as redes sociais foram inundadas por memes representando as brasileiras loiras, magras, com dentes brancos e seios empinados: a Barbie Fascista", também chamada de "Barbie de bem" destaca a matéria.

No Instagram, a pedidos da Mattel, fabricante da boneca, a personagem passou a se chamar "Barbie Fascionista". Apresentada como uma blogueira anti-esquerda caviar, com mais de 98 mil seguidores, "é a mais elaborada arte da zombaria", diz a matéria, que traduz algumas das frases que acompanham as fotos.

"O país na beira do caos e vocês reclamando de racismo, machismo e homofobia?", declara a Barbie Fascionista em uma galeria de arte, segurando o cachorro de estimação. "Você acha que a cor de pele importa? Somos todos iguais, todos seres humanos", diz a boneca ao lado do companheiro Ken, branco e loiro.

Em um dos posts, a personagem explica sua trajetória de "guerreira": estágios de marketing na empresa do pai, viagem para acompanhar as fashion weeks com a mãe, antes de se tornar "digital influencer" e "coach lifestyle". "Tudo o que tenho, foi graças à força de meu trabalho", conclui.

Burguesia ávida de meritocracia

Para "Le Monde", a personagem é uma "alusão à burguesia brasileira ávida de meritocracia que critica a política de cotas colocada em prática pelo Partido dos Trabalhadores para ajudar os mais desfavorecidos". A referência à "ameaça comunista", o perigo evocado pelos eleitores conservadores de que o Brasil se transforme em uma Venezuela, no caso de a esquerda vencer as eleições, é outra cena evocada pela Barbie Fascionista.

O jornal ressalta que os episódios retratados pelos memes foram inspirados em verdadeiras blogueiras de moda brasileiras, que se declararam pró-Bolsonaro. Outros episódios foram baseados em declarações comuns nos bairros ou boates chiques do Brasil.

Muito além do humor, para "Le Monde", a Barbie Fascionista ressalta a crueldade de parte dos brasileiros que não ousam querer enxergar o racismo, a homofobia e o machismo. Entretanto, para o jornal, a boneca loira de olhos azuis perde um pouco o sentido quando Bolsonaro seduz também um eleitorado mais modesto, negro e mestiço, que "esquecendo os excessos do militar, veem nele um homem que pode até mesmo restaurar a ordem de um país à beira do abismo".

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Barbie Fascionista é "caricatura do eleitor de Bolsonaro", diz Le Monde - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Política