Topo

Com pelos, sem celulite: decisão da Gretchen de tomar hormônio é saudável?

Gretchen explica excesso de pelos Imagem: Reprodução/Instagram

Rafaela Polo

De Universa, São Paulo

02/06/2022 15h44

A cantora Gretchen se tornou o centro das atenções recentemente em uma foto que mostrava seu decote com muitos pelos descoloridos em suas redes sociais. Mesmo com a tonalidade escolhida para disfarçá-los, a quantidade é tão grande que chamou a atenção de seus seguidores. Em meio à polêmica, ela disse: "eu escolhi ter pelo e não ter celulite".

Isso acontece porque a cantora faz uso de testosterona, que, segundo ela, além de aumentar os pelos e diminuir as celulites, também tem um bom impacto em sua libido. Para a dermatologista Cintia Cunha, é necessário entender a motivação para fazer uso extra desse hormônio. "Celulite é algo que acompanha a maior parte das mulheres ao redor do mundo. A gordura do corpo da mulher tem outro formato, ela é mais arredondada, tem mais septos e fibroses, ao contrário dos homens", diz Cintia.

Quando a mulher faz a suplementação hormonal, a gordura do seu corpo não muda de forma, mas fica menos aparente. "Com o uso de hormônios andrógenos, a quantidade de gordura do corpo tende a diminuir e ficar menos visível. Além de ganhar mais massa muscular", diz a especialista. Com isso, aumenta-se também a chance de ter uma maior quantidade de pelos no corpo, como a cantora apresentou, e do engrossamento da voz.

Perigos à saúde

Tomar a decisão de repor hormônios sem cautela ou acompanhamento médico pode ser muito mais perigoso do que favorável. "Fazer uso desses hormônios sem que um médico tenha receitado e por até acarretar no surgimento de alguns cânceres", diz Cintia. Por isso, todo e qualquer tipo de medicamento precisa ser receitado por um profissional da área.

Para Maria Eduarda Pires é dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), as principais consequências são estéticas, mas há também riscos para o fígado e danos ao clitóris. "Pode acontecer a alopécia androgenética, que deixa os fios mais finos, aumento de oleosidade da pele, aumento de pelos em regiões mais comuns nos homens, como tórax e braços e acne. Mas há o risco de problemas hepáticos e aumento no clitóris", diz a especialista.

Enquanto ouvir "aumento do clitóris" pode parecer algo bom e prazeroso, a especialista garante que o crescimento é muito acentuado. "Esse aumento não regride quando você para o medicamento e algumas mulheres precisam até fazer cirurgia para a correção", completa.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Com pelos, sem celulite: decisão da Gretchen de tomar hormônio é saudável? - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Beleza