Topo

'BBB': Dieta restrita de Bárbara preocupa colegas de reality. Qual o risco?

Bárbara chorou após colegas a questionarem sobre sua alimentação Imagem: Reprodução / Globoplay

Gabriela Forte

Colaboração para Universa

31/01/2022 18h16

Com duas semanas de confinamento, os hábitos alimentares da modelo e relações públicas Bárbara Heck no "BBB 22" já preocupam os colegas de reality, que questionaram a sister sobre o fato de comer muito pouco.

A participante de 29 anos, que desde o início do confinamento integra a Xepa do programa, tem evitado os alimentos básicos que compõe a dieta já restrita do grupo, como arroz e feijão, e se alimentado somente de ovos, frutas, biscoitos e café. Ela também já abriu mão de refeições mais generosas, como o almoço do anjo Rodrigo no último sábado, para comer somente as sobremesas oferecidas.

Os hábitos alimentares de Bárbara geraram inclusive discussões entre ela e outros participantes. Na madrugada desta segunda-feira (31), os integrantes da Xepa que estavam no quarto Lollipop questionaram como a modelo se alimentaria com o fim das frutas compradas pelo grupo. Ela chorou e gritou com os colegas de confinamento, dizendo que ninguém precisava se preocupar com a sua alimentação, já que ela não opinava sobre o que cada um comia na casa.

Uma das melhores amigas de Bárbara na casa, a médica Laís Caldas, afirmou que se preocupava com a dieta restritiva da colega de confinamento por ela já ter dito que sentia dor de estômago ao comer. Mesmo assim, a fala foi recebida com agressividade por Bárbara.

Durante uma ação publicitária na tarde de segunda feira, Bárbara disse as colegas de BBB que está "chutando o balde" em sua alimentação no programa, já que não toma cerveja ou come batata frita fora da casa.

Apesar da gaúcha não achar que sua alimentação seja motivo de preocupação ou de interesse dos participantes, a produção parece estar atenta. No confessionário, Bárbara foi advertida a "cuidar de sua alimentação". Nas redes sociais e grupos de mensagem que acompanham o reality, o público também notou que a sister gaúcha já pulou refeições e malha intensamente, muitas vezes sem comer nada antes ou depois, expressando preocupação até para uma possível disfunção alimentar.

"Estar em evidência em um reality show pode afetar ainda mais as decisões alimentares", diz psicóloga

A psicóloga Vanessa Gebrim, especialista em Psicologia Clínica pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), diz que esse tipo de diagnóstico é difícil de ser feito somente com o que se observa dentro do "BBB". "É um quadro complexo, que não pode ser cravado só pelo o que se sabe dela agora. É uma questão multidisciplinar, que tem de ser tratada e sempre em busca de um equilíbrio entre o que é saudável para o corpo e o que faz a pessoa se sentir bem".

Para ela, a questão de estar em evidência em um programa 24 horas por dia pode afetar ainda mais as decisões alimentares de qualquer um. "No geral, as pessoas têm uma questão excessivas com peso, preocupadas com a imagem e a mídia impõe muitos padrões de beleza inatingíveis."

Jejum de 21 dias para "desintoxicar o organismo"

A dieta de Bárbara não é uma novidade: em suas redes sociais, a modelo sempre mostrou sua alimentação em casa, com destaques mostrando receitas com legumes, vegetais e proteínas. Porém, a publicação que chama mais atenção e gerou polêmica é a que a sister detalha o retiro espiritual de 21 dias em que participou no interior de São Paulo em junho do ano passado.

Nas postagens, Bárbara falou sobre a experiência de não comer por toda a duração do isolamento, que ela diz ter participado para "se autoconhecer e desintoxicar o organismo".

A nutricionista Naiara Roda, especialista em nutrição esportiva e emagrecimento diz que esse tipo de jejum, mesmo que não tão extremo, não é uma estratégia viável de emagrecimento ou manutenção de peso. "Isso não é uma dieta. Ninguém foi feito para isso. Tem gente que vê isso na mídia, acha correto e põe a saúde em risco. Quando pensamos em qualquer dieta de restrição, seja vegetarianismo, crudivorismo ou para perder peso, já devemos ter em mente que é necessário um profissional para o acompanhamento e suplementação necessária."

Para Naiara, uma mudança de visão sobre a alimentação e a qualidade dos alimentos pode ser mais eficaz. "Mostrar que a comida vai ajudar a atingir os objetivos de um corpo harmônico que essa pessoa quer é mais positivo que uma dieta restritiva. O número da balança por si só não interessa".

Problemas alimentares no 'BBB'

Há 20 anos, quando o "BBB" estreou nas telas da Globo, teve de lidar com o tabu dos problemas alimentares no horário de maior audiência da televisão.

A empresária Alessandra Begliomini, a Leka, revelou no programa que sofria de um distúrbio alimentar, a bulimia, caracterizado pelo consumo incontrolável de alimentos seguido de reações inadequadas para evitar ganho de peso, como indução de vômitos e uso de laxantes, que, até então, era pouco comentado na mídia. Leka diz que até hoje recebe perguntas sobre essa questão em suas redes sociais.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

'BBB': Dieta restrita de Bárbara preocupa colegas de reality. Qual o risco? - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Universa Vê BBB