Grife transforma forca em acessório e é criticada por apologia ao suicídio
Da Universa
20/02/2019 12h22
Depois do backface da Gucci, da apropriação cultural de Marc Jacobs e da falta de diversidade nos desfiles da Victoria's Secret, chegou a vez da Burberry ser alvo de críticas por criações polêmicas.
A grife britânica, que desfilou no último domingo (17) na London Fashion Week, completou um dos looks da coleção outono/inverno com um acessório em forma de forca, usado justamente em volta do pescoço.
A referência não foi bem aceita pelo público, que acusou a Burberry de "glamorizar" o suicídio.
A modelo Liz Kennedy, que fez parte do elenco do desfile em questão, usou o Instagram para se manifestar sobre o assunto, lembrando que "suicídio não é fashion".
"Como alguém poderia ignorar isso e pensar que seria bom fazer isso, especialmente em uma linha dedicada a meninas e jovens?. Eu estou envergonhada por ter feito parte deste show", escreveu Kennedy, mencionando que já teve um caso de suicídio na família.
No texto, a modelo contou ainda que chegou a comentar sobre o assunto "com alguém da equipe" e ouviu que "a moda funciona assim. Ninguém se importa com a sua vida pessoal, então guarde para você".
A comediante Whitney Cummings também criticou a criação da Burberry:
"Ei, pessoas [do mundo] da moda. Eu sou só uma comediante que não entende nada, mas também seja melhor dar um tempo nas blackfaces e nas forcas. Está começando a ficar esquisito", escreveu, no Twitter.
Desculpas
No Instagram da Burberry, há uma série de fotos mostrando as produções do desfile na London Fashion Week, mas o look com a corda em forma de forca não foi um deles.
Em nota enviada ao "HuffPost", o CEO da Burberry, Marco Gobbetti, também tentou justificar a situação: "Lamentamos profundamente o sofrimento causado pela coleção. Embora o design tenha sido inspirado pelo tema marinho, foi insensível e cometemos um erro".
O diretor criativo da grife, Ricardo Tisci, disse, na mesma nota, que "nunca teve a intenção de chatear ninguém".