Topo

Calças estampadas são tendência e continuam em alta até o verão; saiba usar

A atriz Jessica Alba adotou o look, combinado a itens básicos como a jaqueta de couro Imagem: Getty Images

Amanda Zacarkim

Do UOL, em São Paulo

20/06/2012 07h03

As calças estampadas são uma tendência que começou a ganhar as ruas e o guarda-roupa das famosas nesta temporada e prometem fazer mais sucesso no verão, como mostraram as passarelas do Rio e de São Paulo.

Você pode aproveitar o inverno para já entrar na moda e adiantar o look.

Veja também

Todo mundo pode usar, mas é importante observar o tecido. Os que são mais duros, como o veludo cotelê, podem engordar. Já os mais fluidos, como o crepe, são indicados para todos os tipos de corpo”, explica a consultora de imagem Silvia Bianhini, da Dresscode. É importante lembrar que estampas grandes tendem a chamar mais atenção e aumentar as formas do corpo, enquanto as pequenas criam efeitos visuais emagrecedores. Esse detalhe deve orientar a escolha dos modelos.

A especialista conta que os modelos com boca larga, que fazem referência aos anos 1970, estão em alta, assim como as calças do tipo pijama, de tecidos moles, e as com modelagem cenoura, amplas nas pernas e com alguma amarração na cintura. As principais estampas para o inverno são liberty (floral miúdo com fundo escuro), animal e étnico, revisitando culturas da África e dos índios americanos.

É importante lembrar que estampas grandes tendem a chamar mais atenção e aumentar as formas do corpo, enquanto que as pequenas criam efeitos visuais emagrecedores. Esse detalhe deve orientar a escolha dos modelos.

As mulheres que não querem se arriscar muito podem combinar as calças estampadas a blusas lisas. As que se sentem mais à vontade com a tendência devem se sentir livres para ousar e usar estampas na produção completa. “O look tem de ter uma estampa principal e outra secundária, elas não podem brigar entre si”, esclarece Silvana.

A consultora Fernanda Damy brinca que “misturar estampas é uma arte”. Uma ideia é mesclar as calças com camisas e blusas de estampas neutras. É o caso das listras e dos motivos gráficos em duas cores, por exemplo.

“Para arrematar o look de forma atual, escolha a bolsa em um tom próximo a uma das cores da calça estampada”, aconselha Silvana. As sapatilhas são recomendadas para complementar modelos mais sequinhos. Já as calças em versões “flare” (de boca larga) pedem salto alto. 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Calças estampadas são tendência e continuam em alta até o verão; saiba usar - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Moda