Topo

Tire proveito da chapinha e fique com os fios lisos e saudáveis

ISABELA LEAL<BR>Colaboração para o UOL

30/11/2009 09h00

Apesar da forte presença dos cachos, tanto nas passarelas quanto nas ruas, os fios lisos ainda reinam absolutos. É inegável. De acordo com os experts em cabelos, oito em cada dez mulheres não abrem mão dos fios retos.


No entanto, mais da metade delas precisa de recursos técnicos para conseguir esse visual, pois nasceram com ondas ou cachos. E nessa conquista, o secador e a chapinha se tornam grandes aliados. Entre eles, o efeito liso chapado, alcançado pela prancha é o mais cobiçado. "Embora, os cachos e ondas pouco a pouco estejam ganhando espaço na cabeça das mulheres brasileiras, o cabelo liso ainda é sinônimo de elegância e sofisticação. Não tem como negar que os fios retos têm um glamour", relata Nilo Leal, cabeleireiro da Casa Mauro Freire em São Paulo.

O problema é que exibir madeixas lisas e naturais, além de dar trabalho, não é tão simples. Quando se lança mão da prancha, é fácil cair na armadilha do estilo artificial, caracterizado por pontas espigadas e fios rebeldes na raiz, que denunciam a natureza ondulada dos cabelos e fica deselegante. "Por isso é tão importante secar com o secador e escovar os fios antes de passar a prancha, essa etapa é determinante para um liso mais espontâneo e garante o controle do volume", diz Nilo Leal. "Além disso, vale aplicar um produto termoativado de tratamento, que preserva os fios e normalmente tem ação anti-frizz, que também controla os rebeldes", ensina o cabeleireiro Tiago Parente, do salão Fashion Clinic, do Rio de Janeiro.

Cosméticos protetores: não abra mão deles
Para saber os cuidados necessários que se deve tomar, é preciso entender o que ocorre com o uso da chapinha. "Na prática, quando os cabelos são muito expostos ao calor, a alta temperatura rouba a umidade natural do fio. Isso significa que com a umidade vão embora as proteínas saudáveis", explica Alessandra Rebouças, coordenadora de Desenvolvimento de produtos da Unilever, que vai além. "Esses aparelhos geradores de calor derretem a camada de lipídeo que suaviza a queratina do cabelo, causando uma alteração da forma, ou seja, o fio se torna muito mais frágil e suscetível à quebra", complementa Alessandra.

É por isso que se faz necessário aplicar um produto de tratamento. "Já que além de proteger o fio do calor, eles agem a favor da hidratação e outras fragilidades que a alta temperatura provoca", garante Alessandra Rebouças, da Unilever. "Os produtos termoativados, quando em contato com o calor, formam uma película protetora em volta do fio, que reduz bastante os danos causados pelo processo de secagem", afirma a dermatologista Carolina Ferolla, de São Paulo. "O ideal é aproveitar que vai utilizar a chapa e já fazer um tratamento termoativado com proteínas e hidratantes próprios, que têm suas propriedades liberadas sob o calor, independentemente do efeito que se quer obter", avisa Tiago parente, do Rio de Janeiro.

Outro fator importante para preservar os cabelos saudáveis é utilizar uma prancha com íons. "Essas partículas ajudam a fechar as cutículas (estrutura interna do fio, fragmentada em forma de escamas) do fio, tornando-o mais resistente. E unidas, as cutículas permitem que um fio deslize melhor sobre o outro. Assim, o cabelo tem um caimento perfeito", esclarece Nilo.

Entre os diversos tipos de pranchas - cerâmica, teflon, fibra, titânio, ondas infravermelhas - disponíveis no mercado, deve-se observar e escolher o modelo de acordo com o material que é feita. Na opinião dos cabeleireiros, para uso doméstico, a mais prática e eficiente é a de cerâmica. "Ela mantém a temperatura estável e distribui o calor de maneira uniforme. Assim, basta passar uma vez apenas em cada mecha, sem aumentar o desgaste do fio", explica Tiago Parente.

Previna-se contra o exagero
Mas atenção: não é porque a indústria desse segmento está tão avançada que a chapinha deve se transformar em um acessório de uso diário. Não, pelo contrário, é preciso respeitar um intervalo entre as sessões de alisamento, principalmente em casa. E nesse sentido os especialistas são unânimes ao afirmar que sua utilização não deve ultrapassar a frequência de uma vez por semana.

Para que na prática isso seja possível, é recomendável tomar alguns cuidados no dia a dia para manter o efeito liso por mais tempo, sem precisar passar novamente a prancha e com isso se expor ao desgaste do aparelho. "A própria prancha faz o liso durar mais. Ela é o recurso que garante maior durabilidade aos fios retos. O resultado se mantém até a próxima lavagem ou até quando o couro cabeludo começa a soltar oleosidade, o que demora em média três dias", explica Nilo Leal, da Casa Mauro Freire. "Para garantir fios retos assim, vale passar uma escova de cerdas largas de duas a três vezes por dia para desembaraçar, principalmente na nuca, evitar prender para não marcar e não ficar passando a mão para não levar a oleosidade do couro cabeludo para o fio", aconselha o expert.

Secador X Chapinha
Para quem ainda tem dúvidas, entre o secador e a prancha, opte sempre pelo primeiro. O motivo? A temperatura da prancha pode chegar ao dobro de potência, se comparada com o secador. O que significa um dano muito maior ao fio. E a maneira de usar, também deve ser considerada. "O secador agride menos os fios porque não fica em contato direto com o cabelo. Já com a chapinha, por não poder manter distância, o dano é muito maior", avisa a médica Carolina Ferolla.

Quem pode tirar proveito dessa diferença são as mulheres com alisamento químico. "Nesses casos, vale dispensar o uso da chapinha. Uma boa secagem com o secador já produz um efeito liso, sem necessidade da prancha", assegura o cabeleireiro Tiago Parente. "Quem faz alisamento químico já expõe os fios a um trauma profundo, é melhor evitar o uso da chapinha para não danificar ainda mais a fibra capilar", aconselha Carolina Ferolla.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Tire proveito da chapinha e fique com os fios lisos e saudáveis - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Universa