Topo

Governadora diz que estado de Nova York é "refúgio seguro" para o aborto

Katy Hochul, governadora do estado de Nova York Imagem: Reprodução / Instagram

14/09/2021 10h01

A governadora de Nova York, Kathy Hochul, anunciou nesta segunda-feira um plano para tornar o estado um "refúgio seguro" para as mulheres que solicitarem um aborto nos Estados Unidos, após a aprovação de uma polêmica lei que restringe os direitos reprodutivos no Texas.

A democrata Hochul descreveu publicamente a lei antiaborto do Texas como "grotescamente injusta", em evento no Central Park, onde apresentou uma campanha de informação para que as mulheres "conheçam seus direitos e proteções legais" e que também será dirigida aos provedores de serviços sanitários.

Em relação a essas empresas, a governadora ordenou que o Departamento de Saúde desenvolva e distribua um guia "moderno" sobre o aborto, além de atualizar as regulações para que o acesso a medicamentos relacionados à intervenção seja facilitado através de serviços de teleatendimento.

"O acesso ao aborto é seguro em Nova York: os direitos dos que procuram serviços de aborto serão sempre protegidos aqui", disse Hochul na nota, dirigindo-se diretamente às mulheres do Texas.

Além disso, a governadora escreveu uma carta aos executivos do Facebook pedindo para que a plataforma para "mitigue" a desinformação sobre o aborto espalhada através das redes sociais, especialmente no que diz respeito a leis, regulamentos e disponibilidade do aborto.

Ao introduzir estas iniciativas, Hochul foi rodeada por legisladoras e líderes institucionais com as quais coordena a "luta pelos direitos reprodutivos" das mulheres, incluindo a senadora Kirsten Gillibrand, que defendeu ações em nível federal.

"Temos de aprovar a Lei de Proteção da Saúde da Mulher, que criaria proteções federais contra restrições estaduais" que minam os direitos das mulheres "e se intrometem na tomada de decisões pessoais", disse Gillibrand.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Governadora diz que estado de Nova York é "refúgio seguro" para o aborto - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Direitos da mulher