Topo

Coleção de arte de Yves Saint Laurent vai a leilão em Paris; veja

Daniela Fernandes <BR><br/> De Paris para a BBC Brasil

19/02/2009 07h57

A vasta coleção de móveis, obras de arte, antiguidades e objetos raros do estilista francês Yves Saint Laurent, morto em junho passado, será leiloada na semana que vem em Paris.

Fotos: Veja as obras de Yves Saint Laurent que serão leiloadas

Divulgação Christie's

Clique para acessar conteúdo externo

Peças da sala de estar do apartamento de Saint Laurent, com móveis Art Déco e obras de arte, também serão leiloadas


A coleção, que será leiloada pela Christie's, foi estimada entre 200 e 300 milhões de euros. "Se o leilão ultrapassar 200 milhões de euros, será a maior venda de uma coleção unitária já realizada até hoje", afirmou François Curiel, presidente da Christie's na Europa.

Durante cerca de 40 anos, Yves Saint Laurent e seu companheiro, Pierre Bergé - co-fundador e ex-presidente da famosa grife que leva o nome do estilista - reuniram peças que poderiam estar expostas em coleções de museus.

Ao todo, serão leiloados em Paris 733 obras, entre quadros de arte moderna e pinturas do século 19, móveis art déco raros, bronzes barrocos, pratarias dos séculos 16 e 17, antiguidades arqueológicas, arte asiática e outros objetos preciosos.

A grande maioria das obras da coleção abrange seis séculos de história da arte. É justamente essa mistura de épocas e estilos e a importância de muitas obras, além do excelente estado de conservação, que caracterizam a coleção, tida como excepcional.

Especialistas do mercado de arte estimam que é praticamente impossível refazer uma coleção pessoal desse porte nos dias de hoje.

Peças famosas
Entre os quadros estão telas de Picasso, Matisse, Mondrian, Goya, e De Chirico. O leilão será realizado no prestigioso museu do Grand Palais, em Paris. Só os cenários montados para apresentar os lotes de peças custaram 1 milhão de euros.

A coleção de Yves Saint Laurent também inclui antiguidades, como um sarcófago egípcio do século 4 a.C., e um torso de mármore romano datado dos séculos 1 e 2, que decorava a majestosa entrada do apartamento de Saint Laurent, na rue Babylone, em Paris.

Entre as obras a serem colocadas sob o martelo estão duas raríssimas esculturas de bronze chinesas - de uma cabeça de coelho e outra de rato, da dinastia Qing (século 18) - que foram alvo de grande polêmica depois que o governo chinês exigiu sua devolução.

O catálogo do leilão reúne cinco volumes que, ao todo, pesam 10 quilos e têm 1,8 mil páginas. Para produzir os 7 mil exemplares, que custam 200 euros cada, foram gastos 1,6 milhão de euros.

Segundo Pierre Bergé, a renda obtida com a venda será utilizada para criar uma fundação de pesquisas sobre Aids e outras doenças.

A coleção ficará aberta ao público no Grand Palais, em Paris, entre o próximo sábado e o dia 23, data do início do leilão.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Coleção de arte de Yves Saint Laurent vai a leilão em Paris; veja - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Universa