Com diversão e sem culpa

Para premiada sócia da AlmapBBDO, ser curioso sobre o outro nos faz crescer. E trabalho, tem que divertir

Dinalva Fernandes Colaboração para Universa

"Trabalhe com o que te divirta". Esse é um dos principais conselhos para mulheres que querem virar chefes de Cintia Gonçalves, sócia e diretora-geral de Planejamento e Operações da AlmapBBDO, uma das agências de publicidade mais premiadas do Brasil. A gaúcha, de 43 anos, lidera cerca de 400 pessoas e atende clientes como Havaianas, O Boticário, Gol Linhas Aéreas, Pepsi, Bradesco Seguros, HP e Visa.

Dentre tantos sucessos, Cintia é honesta ao contar também sobre erros que cometeu na carreira. “Sou muito preocupada com o impacto das minhas decisões; considero time, mercado, cliente e, com essa mecânica, algumas vezes, perdi o timing”.

A publicitária faz pilates, yoga e funcional cinco vezes por semana, “porque eles me ajudam a focar em uma atividade de cada vez”, manda flores para o marido quando não consegue estar com ele, e acredita que “aprender com o outro, faz crescer profissionalmente”.

Quais foram os seus principais feitos como chefe?
Lidero um time de mais de 400 pessoas e atendo clientes como Pepsi, Havaianas, O Boticário, Gol Linhas Aéreas, Bradesco Seguros, HP e Visa. A Almap é a agência mais premiada do Brasil, é a primeira da América Latina no ranking do WARC, que mede as 100 melhores agências em estratégias no planeta, e foi eleita quatro vezes a melhor agência do mundo no Festival de Cannes.

Quais erros cometeu como chefe? E o que aprendeu com eles?
Sou muito preocupada com o impacto das minhas decisões, considero time, mercado, cliente e, com essa mecânica, algumas vezes, perdi o timing.

Aprendi que se tomar decisões mais rapidamente, economizo tempo e tudo se torna mais leve.

Na sua área, quais as vantagens que uma chefe mulher leva?
Não acho que haja vantagens para uma mulher no mercado publicitário. Como trabalhamos com criação, leva vantagem quem melhor souber exercitar a empatia. E isso não está ligado ao gênero.

Com quem uma chefe mulher normalmente pode contar dentro da empresa?
Conforme crescia na empresa, fui ficando um pouco sozinha. A posição de liderança é solitária, então, o ideal é contar com pessoas que estão há muito tempo trabalhando com você, aquelas com as quais você tem relação de confiança.

Na sua experiência, mostrar fraquezas ajuda ou atrapalha?
Ajuda.

Mostrar fragilidade abre espaço para outras pessoas crescerem, porque elas veem possibilidades de te ajudar.

Qual a sua estratégia para cuidar bem dos filhos, ter hobbies, namorar e estudar?
Não sou aquela pessoa que se culpa. Quando a minha filha, hoje com quatro anos, começou a chorar na hora que eu saía para o trabalho,  passei a entregar um desenho para ela todas as noites que chegava em casa; às vezes, feito na garagem mesmo. Era uma forma de mostrar que pensava nela o tempo todo. Mando flores e bilhetes para o meu marido quando não posso ir a algum evento com ele. E faço pilates, yoga e funcional cinco vezes por semana, encaixando na agenda de trabalho.

Arquivo pessoal Arquivo pessoal

Se cancelam a reunião das 12h, me exercito nesse horário. Sou muito agitada e o exercício me ajuda a focar em uma atividade de cada vez.

Você já enfrentou preconceito por ser mulher?
Sim, apesar de saber que estou numa posição privilegiada, por ser branca e da elite. Uma vez, estava me arrumando para um jantar de líderes da indústria, e a secretária me ligou dizendo que o convite era só para o meu sócio.

Curtiu? Compartilhe.

Topo