Topo

Closet e home office podem ficar juntos; veja ideias para ganhar espaço

  • 1 20

    Quartos vazios podem ser aproveitados para montar um closet com escritório, o que ajuda a liberar espaço no quarto de dormir do morador. Aqui, a marcenaria foi utilizada para setorizar o ambiente, deixá-lo funcional e, ao mesmo tempo, garantir a unidade visual, clean e elegante. Projeto da arquiteta Cyntia Sabat.

    Imagem: Dhani Borges / Divulgação

    Fechar

  • 2 20

    Neste cômodo, com 12,96 m², os armários têm portas deslizantes para não comprometer o espaço de circulação e também espelhos, que causam a impressão de o espaço ser maior. No canto destinado ao home office, apenas uma escrivaninha para laptop, cadeira e nicho com prateleiras para itens de escritório. Projeto da arquiteta Teresa Simões.

    Imagem: J. Vilhora / Divulgação

    Fechar

  • 3 20

    A parede destinada ao closet é ideal, pois na da lateral direita, devido à janela, seria impossível montar um armário alto. Nessa área iluminada, o espaço inferior foi reservado para a instalação de uma bancada com gavetas e prateleiras, de acordo com padrão proposto para a marcenaria. Projeto do escritório La Closet Design.

    Imagem: Lisa Adams / Divulgação

    Fechar

  • 4 20

    Aqui, um dos quartos sem uso do apartamento ganhou múltiplas funções. Além de closet, funciona como escritório e também como espaço de beleza, pois a bancada do laptop tem compartimentos embutidos que se abrem e revelam espelho e itens de maquiagem. Projeto da arquiteta Ana Yoshida.

    Imagem: Evelyn Muller / Divulgação

    Fechar

  • 5 20

    As laterais do ambiente receberam armários de marcenaria espelhados e projetados sob medida, enquanto que a parede da janela foi explorada com uma bancada suspensa, que serve tanto de apoio para a moradora se maquiar quanto para trabalhar em casa. Projeto das arquitetas Maria Alice de Melo Aguiar e Carolina Arantes; Escala Arquitetura e Construções.

    Imagem: J. Vilhora / Divulgação

    Fechar

  • 6 20

    Integrado com o quarto de dormir, este closet com home office tem um painel móvel e giratório que separa os ambientes. De um lado é revestido por um espelho do tipo ?piso teto? e do outro tem uma TV de tela plana fixada. Os espaços seguem ainda a mesma linguagem de cores e texturas. Projeto da arquiteta e designer de interiores Manuela Senna.

    Imagem: Jomar Bragança / Divulgação

    Fechar

  • 7 20

    Este exemplo prova que, com planejamento, é possível unir vários projetos em um. O canto da esquerda, com janela, garantiu um escritório iluminado e bem ventilado, enquanto que o da direita, com paredes fechadas, rendeu um closet. Por ter um sofá, o espaço também pode ser usado como quarto de hóspedes. Projeto de Carol Rivelli Arquitetura e Interiores.

    Imagem: Divulgação

    Fechar

  • 8 20

    O andar superior deste apartamento é tão espaçoso que o quarto de dormir do morador tem ainda anexado um closet com lavatório e espaço para trabalhar. Como o piso é de madeira com veios, para não sobrecarregar o ambiente, a marcenaria dos móveis fixos foi projetada em tons neutros e sem textura. Projeto da arquiteta Claudia Xavier.

    Imagem: Julia Ribeiro / Divulgação

    Fechar

  • 9 20

    Se a ideia é fundir ambientes, mas não deixar em evidência que o closet é usado como escritório, inspire-se nesta sugestão. Ao puxar para cima o tampo da bancada de trabalho, ela vira uma penteadeira. Na lateral do móvel, os nichos com portas também ocultam itens de estudo e até uma impressora. Projeto da arquiteta Giovanna Gogosz.

    Imagem: Sidney Doll / Divulgação

    Fechar

  • 10 20

    Para equilibrar as propostas, as idealizadoras do projeto optaram por móveis com design atemporal, materiais de cores sóbrias e espelhos, que maximizam o espaço. Colocada sob as janelas, a mesa funciona como apoio para laptop, mas também como penteadeira. Projeto da arquiteta Fernanda Angelo e da designer Elisa Meirelles (Estúdio Cipó) em parceria com a loja Ornare.

    Imagem: Julia Ribeiro / Divulgação

    Fechar

  • 11 20

    Quando o espaço é reduzido, a funcionalidade precisa guiar a execução do projeto. Prefira, por exemplo, armários com portas de correr (modelos que se abrem para a frente ocupam muito espaço) e que preencham totalmente o pé direito, para caber mais coisas. Se quiser ter outros móveis, para não abarrotar o espaço, aposte em prateleiras e estantes vazadas. Projeto ACTWO Architects.

    Imagem: Greg Premru / Divulgação

    Fechar

  • 12 20

    Nem todos os armários do closet precisam ter portas. Para facilitar a troca de roupa no dia a dia e não se sentir desconfortável em trabalhar ou estudar em um local completamente vedado, instale nichos vazados, prateleiras e araras à mostra. Projeto do escritório Suite Arquitetos.

    Imagem: Ricardo Bassetti / Divulgação

    Fechar

  • 13 20

    Como um dos lados foi preenchido por um closet em formato de ?C?, o outro virou um escritório, com bancada, gaveteiro e armário aéreo. As duas áreas, no entanto, se contrapõem, por isso foi preciso pensar em algo que as unisse, e a cor rosa, presente nos revestimentos da cadeira e do pufe, serviu para isso. Projeto Liliana Zenaro Interiores.

    Imagem: Adriana Barbosa / Divulgação

    Fechar

  • 14 20

    Para não se incomodar com o reflexo dos espelhos quando estiver trabalhando no closet, projete os armários com vidros espelhados, que permitem enxergar através das portas, mas rebatem pouca luz. As versões de tons mais fechados, como cinza fumê, ainda adicionam elegância ao ambiente. Projeto da arquiteta Érica Salguero.

    Imagem: Renato Navarro / Divulgação

    Fechar

  • 15 20

    Estreito, o cômodo teve seus móveis instalados nas paredes, para liberar espaço no centro. À direita ficam os armários, que, por não terem portas, facilitam a retirada das roupas. O cantinho do escritório foi montado à esquerda e tem nichos aéreos para não prejudicar o trabalho na bancada. Projeto de Fernanda Marques Arquitetos Associados.

    Imagem: Demian Golovaty / Divulgação

    Fechar

  • 16 20

    Transparências, cores claras, revestimentos fáceis de limpar e móveis com design reto são alguns dos ingredientes para obter um closet com escritório prático e confortável. Aqui, para o espaço parecer alongado, o piso é totalmente uniforme, e o teto tem detalhes no gesso que reforçam o efeito de continuidade. Projeto do escritório KTA - Krakowiak & Tavares Arquitetura.

    Imagem: Ines Antich / Divulgação

    Fechar

  • 17 20

    Não é preciso dispor de uma megaestrutura para ter um home office dentro do closet. Neste projeto, em que a varanda foi fechada e incorporada ao quarto, bastou instalar cadeira e bancada em frente à janela. Os nichos podem servir de apoio. Instalar o guarda-roupa ao fundo da área onde você trabalha também é uma boa pedida para não se incomodar com reflexos. Projeto do escritório Studio Deux.

    Imagem: Julia Ribeiro / Divulgação

    Fechar

  • 18 20

    Este ambiente com dupla função foi projetado para guardar pares de sapato e bolsas e, por isso, conta com nichos e prateleiras, a fim de deixar itens pessoais em ordem, entre eles perfumes e uma coleção de óculos. A iluminação embutida também valoriza a disposição dos artigos expostos. Projeto da arquiteta e designer de interiores Renata Mueller.

    Imagem: Nenad Radovanovic / Divulgação

    Fechar

  • 19 20

    Como o morador faz contatos de trabalho com a China, que tem um fuso horário oposto ao do Brasil, seu closet com escritório é separado do quarto de dormir por uma porta deslizante. Assim, ele evita que a esposa acorde durante a noite. Projeto do escritório Karen Pisacane Arquitetura de Interiores.

    Imagem: Maíra Acayaba / Divulgação

    Fechar

  • 20 20

    Trabalhar de casa exige organização para não perder o foco. Ao compartilhar o closet com o home office, busque separar em móveis específicos o que é de trabalho e o que é para usar em casa. Para facilitar, procure por mobílias que sejam diferentes entre si. Aqui, o guarda-roupa, por exemplo, é todo espelhado. Projeto de Carol Rivelli Arquitetura e Interiores.

    Imagem: Divulgação

    Fechar