Topo

Que tal criar camadas no bom e velho café com leite? Saiba como

Imagem: Bob Fankhauser/The New York Times

Joanna Klein

30/12/2017 04h00

Qualquer bom barista irá dizer que, se você quiser fazer um bom latte (café expresso com espuma de leite), a ordem certa é colocar o leite no café, não o contrário.

Há outro estilo de latte por aí --o latte em camadas, ou #layeredlatte, como você encontrará no Instagram. Criado por acidente, ou por baristas experimentando novos tipos de bebidas, essas bebidas listradas começaram com um copo de leite quente, com o café sendo adicionado depois.

Veja também

Bob Fankhauser, engenheiro aposentado em Portland, Oregon, criou acidentalmente seu próprio latte em camadas em casa e queria saber por que elas se formam.

No ano passado, Fankhauser enviou um e-mail incluindo fotos de seus lattes em camadas para Howard Stone, engenheiro químico que estuda dinâmicas de fluidos na Universidade de Princeton (EUA), o que fez com que ele e um aluno de pós-graduação pesquisassem o processo. A equipe publicou seus resultados em 12 de dezembro na "Nature Communications".

Depois de recriar o latte com seu próprio café expresso e leite, a equipe criou um café simulado, injetando água doce aquecida e tingida em água salgada aquecida mais densa para testar os parâmetros científicos que possibilitam essas camadas espontâneas. Eles descobriram que colocar o café expresso quente em leite morno a certa velocidade gera uma interação entre temperatura e densidade que faz com que a bebida se separe em camadas de diferentes densidades. 

Sequência de fotos mostra café expresso no leite aquecido, bem como as camadas dos dois líquidos que se formam ao longo do tempo Imagem: NYT

O mesmo fenômeno básico, chamado de convecção duplo-difusiva, cria camadas de água no oceano.

Nan Xue, aluno de pós-graduação no laboratório de Stone que conduziu o estudo, descobriu que, mesmo que você mexa as camadas com uma leve agitação, elas vão se transformar e permanecer no lugar --por minutos, horas e até dias.

Enquanto a mistura estiver mais quente do que o ar em volta, a agitação cria outro gradiente de densidade, semelhante ao produzido quando se adiciona o café. Mas se mexer depois que o latte atinge a temperatura ambiente – tchau camadas.

Para criar seu próprio latte em camadas, despeje expresso quente sobre uma colher em um copo alto de leite com aproximadamente a mesma temperatura. Aguarde alguns minutos para que as camadas se formem à medida que o líquido esfria.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Que tal criar camadas no bom e velho café com leite? Saiba como - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Tilt