Topo

Juventude termina aos 36 anos para os britânicos, indica pesquisa

Reportagem de Valle Aviles Pinedo

De Londres

17/03/2010 16h27

Muitos devem discordar sobre o assunto, mas uma nova pesquisa mostrou que uma média de britânicos acredita que a juventude termina aos 36 anos e que a terceira idade começa aos 58.

A boa notícia para aqueles se sentindo velhos demais, porém, é que essas duas marcas etárias variam consideravelmente de acordo com a idade do entrevistado pela pesquisa.

Veja também

As descobertas vêm da Pesquisa Social Europeia, feita em 21 países do continente com mais de 40 mil participantes.

No geral, homens consideram que o fim da juventude e o início da terceira idade começam dois anos mais cedo do que o considerado pelas mulheres.

Também houve grandes diferenças entre os países europeus.

O fim da juventude foi declarado mais cedo em países nórdicos, como a Noruega (34 anos), comparado a países como o Chipre, onde a percepção geral é que a pessoa para de ser jovem aos 52 anos e começa a envelhecer aos 67 anos.

"A pesquisa mostrou que o preconceito de idade --ser tratado como 'muito jovem' ou 'muito velho'-- é percebido como uma questão séria ou muito séria por 63 por cento dos participantes, então é, obviamente, importante saber o que esses rótulos de idade significam para as pessoas", disse o professor Dominic Abrams, da Universidade de Kent, que conduziu a pesquisa.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Juventude termina aos 36 anos para os britânicos, indica pesquisa - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Ciência