Topo

Maleável e em tamanho real. Cientistas desenvolvem coração artificial em 3D

Colaboração para o UOL

19/07/2017 13h52

Cientistas suíços conseguiram uma proeza: fizeram um coração artificial em 3D "ganhar vida" e bater. Este foi o resultado inicial de um estudo publicado na revista Artificial Organs, desenvolvido por alunos da Escola Politécnica Federal de Zurique.

A grande novidade do trabalho é que o coração artificial é maleável e em tamanho real ao órgão de um ser humano adulto. O porém está no fato de a peça em silicone resistir a apenas três mil batidas, o que significa um tempo de vida de menos de uma hora. 

Segundo o pesquisador Nicholas Cohrs explicou para a agência de notícias Ansa, o estudo foi desenvolvido com o objetivo de pensar em uma nova forma de desenvolver corações artificiais.

Veja também

"As bombas usadas atualmente como solução para transplante possuem um dispositivo rígido, com peças mecânicas que podem criar complicações, e acima de tudo tornar o fluxo de sangue de uma maneira contínua, sem a taxa fisiológica. Por esta razão, queríamos desenvolver um coração artificial tão grande quanto a do paciente e que pudesse imitá-lo o máximo possível em forma e função".

O coração impresso em 3D foi feito com a técnica de fundição de cera perdida, possui um volume de 679 centímetros cúbicos (0,7 litros). Ele possui também uma estrutura interna complexa para se obter a contração mecânica necessária para bombear o sangue.

O único problema do novo experimento é que ele não chega a funcionar nem uma hora, pois a peça de silicone resiste a três mil batidas do coração impresso.

Não é a primeira vez que a ciência lida com coração impresso em 3D. Em janeiro de 2015, médicos de Manchester reproduziram com o mesmo método os problemas no coração de uma garotinha de dois anos para salvá-la da morte.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Maleável e em tamanho real. Cientistas desenvolvem coração artificial em 3D - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Tilt