Topo

Primeira evidência de vida: cientistas acham o fóssil mais antigo da Terra

Estromatólitos em rocha seriam registro mais antigo de vida na Terra Imagem: Reprodução/Nature

Do UOL, em São Paulo

31/08/2016 14h00

As pesquisas sobre o início da vida na Terra ganharam um capítulo importante nesta quarta-feira (31) com o anúncio da descoberta dos fósseis mais antigos já achados no planeta.

De acordo com artigo publicado na revista Nature, este achado supera em 220 milhões de anos a mais antiga evidência de vida na Terra encontrada até então.

Segundo Allen Nutman, pesquisador da Universidade de Wollongong (Austrália) e autor do estudo, sua equipe encontrou em Isua, no sudoeste da Groenlândia, registro de vida que esteve em nosso planeta há 3,7 bilhões de anos.

Veja também

São fósseis de um a quatro centímetros de altura que estavam em rochas metamórficas --tipo de pedra que passa por transformações químicas e físicas devido à ação de temperatura, pressões e fluidos em zonas profundas da crosta terrestre -- que já haviam sido datadas com 3,7 bilhões de anos.

Os cientistas acreditam que os fósseis são formações sedimentares criadas por micróbios estromatólitos, que estavam em um ambiente marinho raso e foram reveladas agora por conta do derretimento da neve.

Diversas evidências, como detalhes na química, estruturas sedimentares e minerais na rocha, indicam que se trata de uma ação de organismos vivos.

A descoberta coincide com as principais teorias sobre vida na Terra, que apontam que a origem de vida no planeta ocorreu há quatro bilhões de anos.

Conhece a Serra da Capivara? Parque tem fósseis bem antigos

UOL Notícias

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Primeira evidência de vida: cientistas acham o fóssil mais antigo da Terra - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Tilt