Topo

Astronauta se despede do espaço com vídeo e fotos da Terra

Do UOL, em São Paulo

11/12/2015 06h00

O astronauta americano Kjell Lindgren aproveitou seu último dia no espaço para se despedir com imagens de tirar o fôlego. Em sua conta no twitter, o membro da Nasa (agência espacial norte-americana) publicou nessa quinta (9) fotos com tom de saudosismo do ambiente em que viveu por 141 dias, na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). 

Acompanhado do russo Oleg Kononenko e do japonês Kimiya Yui, Lindgren viajou para o espaço em julho, na chamada “Expedição 45”. Os três irão pousar na noite desta sexta no Cazaquistão (horário local). A Nasa irá transmitir ao vivo o retorno dos viajantes.

As fotos são impressionantes. Em uma delas, a Terra é vista do espaço em meio a uma escuridão com apenas uma estrela pairando sobre o planeta. O vídeo também não deixa a desejar (veja acima): imagens de aurora polar, do nascer do Sol e da Lua sobre a Terra se destacam.

No próximo dia 15 de dezembro, mais três astronautas embarcam para a ISS, onde já se encontram dois homens que permanecerão um ano na estação a fim de dar a pesquisadores material sobre os desafios físicos e biológicos encontrados por astronautas no espaço.

Kjell Lindgren já deu o recado para os próximos viajantes: “aproveitem a vista, caras. Eu sei que aproveitei.”