Topo

Deixar a TV ligada pode atrapalhar o aprendizado das crianças

Estudo realizado por pesquisadores americanos revela que quando os pais deixam a TV ligada, enquanto brincam com os filhos pequenos, eles interagem menos com as crianças, o que afeta o desenvolvimento da linguagem - Getty Images
Estudo realizado por pesquisadores americanos revela que quando os pais deixam a TV ligada, enquanto brincam com os filhos pequenos, eles interagem menos com as crianças, o que afeta o desenvolvimento da linguagem Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

23/06/2014 06h00

Muitos pais costumam deixar a TV ligada para acompanhar um programa, enquanto brincam com os filhos ou se distraem em casa, mas um estudo revela que esse pode ser um hábito perigoso para o desenvolvimento da linguagem das crianças –especialmente quando ainda são bem pequenas.

Um grupo de pesquisadores americanos descobriu que deixar a TV ligada tem influência na linguagem dos bebês. As crianças desenvolvem sua linguagem ao ouvir seus pais. E, como é comum acontecer na maior parte dos lares, os pais falam menos com as crianças quando estão assistindo à TV.

Para o estudo, publicado no Journal of Children and Media, pais de crianças com um a três anos participaram de sessões de interação sob a observação dos pesquisadores. Cada sessão durava em média uma hora e, durante metade desse período, a TV ficava ligada ao fundo.

Os pesquisadores perceberam que enquanto o televisor ficava ligado, a quantidade de palavras e frases, assim como o número de novas palavras ditas pelos pais, diminuía consideravelmente em comparação com os períodos em que a TV estava desligada.

Considerando que a linguagem usada pelos pais está intrinsecamente ligada ao desenvolvimento da linguagem das crianças, o estudo sugere que a exposição prolongada à televisão tem uma influência negative nesse aprendizado.

Combinado ao resultado de outro estudo, que indica que crianças abaixo de dois anos são expostas a uma média de 5,5 horas de televisão ligada ao dia, o efeito pode ser substancial, apontam os pesquisadores.

Para a autora do estudo, Tiffany Pempek, o ideal seria que os pais brincassem com seus filhos sem ter a televisão para se distrair. “Nossa pesquisa oferece evidência de que o conteúdo para adultos na televisão deve ser evitado quando os pais estiverem brincando e interagindo com seus filhos pequenos”, afirmou.

A Academia Americana de Pediatria reforçou recentemente seu conselho de que crianças abaixo de dois anos não deveriam ser expostas à televisão. Estudos recentes observaram que mesmo quando não estão prestando atenção ao que está sendo exibido na televisão, há efeitos sobre o desenvolvimento das crianças.