Topo

Livro mostra posicionamento de religiões sobre técnicas de reprodução humana

Tatiana Pronin

Editora do UOL Ciência e Saúde

12/08/2010 07h00

Um em cada dez casais atendidos pelo especialista em reprodução humana Arnaldo Schizzi Cambiaghi traz conflitos religiosos ao consultório. Após presenciar dúvidas e angústias de pacientes ao longo da carreira, ele decidiu escrever um livro que traz a questão à tona, com relatos de representantes de diferentes religiões e filosofias sobre procedimentos como fertilização in vitro (FIV) e congelamento de embriões.

"Os Tratamentos de Fertilização e as Religiões – O permitido e o proibido" (IPGO/LaVidapress) é o 11º livro de sua autoria e apresenta o que o autor chama de "biorreligião". O objetivo, segundo o médico, não é dizer qual crença é a mais ou a menos correta, apenas mostrar como seguidores de determinadas crenças lidam com esta este assunto tão atual.

Veja também

"Felizmente, na maioria das vezes, o desejo de ter um filho supera os conflitos religiosos", conta o especialista em entrevista ao UOL Ciência e Saúde. Como ele comenta, lidar com algo frustrante como a infertilidade já é algo delicado para os pacientes. Quando a religião do casal é contrária ao tratamento, então, tudo fica mais difícil ainda.

O livro mostra que a religião católica é a que mais impõe limites aos procedimentos de reprodução humana, além de ser  a que tem maior número de seguidores no Brasil, como confirma o Censo de 2000, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). É a única doutrina sobre a qual o médico dedicou algumas páginas extras, intitulada "O outro lado da moeda". "Escrevi algo que, sem entrar em conflito com os dogmas desta religião, mostra que pode existir uma saída aceitável onde o amor prevaleça, enaltecendo as relações afetivas e colocando de lado o egoísmo, sem perder os princípios religiosos", justifica.

Embora Cambiaghi considere (com razão) que não é o caso de divulgar sua própria crença, a editora do UOL Ciência e Saúde não resistiu e fez a pergunta. A curiosidade foi despertada não apenas pelo capítulo extra, mas também pelo agradecimento "a Deus", explícito no início do livro. A resposta? Sim, ele é católico. E vai à missa.

UOL Ciência e Saúde: Com que frequência seus pacientes trazem a questão religiosa para o consultório?

Arnaldo Schizzi Cambiaghi: Um em cada dez casais. Recebemos casais com estas questões, embora, felizmente, na maioria das vezes, o desejo de ter um filho supere os conflitos religiosos. Entretanto, quando isso acontece, a maior dificuldade está nas divergências entre o homem e a mulher. Muitas vezes aquele que discorda do tratamento não conhece os verdadeiros princípios de sua religião e não apoia o seu cônjuge no uso dessas tecnologias, tornando a relação dos dois difícil e o casal, infeliz. É este objetivo deste livro: esclarecer o que cada religião pensa dos tratamentos, o permitido, o proibido e as orientações que merecem interpretações diferentes.

UOL Ciência e Saúde: Nos casos de FIV em que o paciente se recusa a descartar ou doar os embriões excedentes, qual é a conduta médica?

Cambiaghi: É comum este tipo de preocupação dos casais e deve ser também do especialista que deles trata. Por isso, no início do tratamento, estas dúvidas devem ser apresentadas. O descarte de embriões é proibido pela lei e pela ética. Uma alternativa que recomendo é a fertilização de poucos óvulos. Os excedentes que não forem congelados poderão ser descartados: embrião é vida, é proibido o descarte; óvulo é uma célula, não é vida, portanto o descarte é permitido.

UOL Ciência e Saúde: A questão de como lidar com pacientes religiosos é abordada nos cursos de especialização em reprodução assistida? Na sua opinião, é um quesito importante na formação do médico?

Cambiaghi: Todo médico deve exercer a medicina na sua plenitude segundo os princípios éticos do Conselho Federal de Medicina. Isto inclui a proibição de qualquer discriminação dos pacientes que atende. Pelo contrário, deve adaptar-se à sua especialidade e respeitando os princípios religiosos dos seus pacientes. Isso faz parte das aulas de ética na faculdade de medicina. Entretanto, o profissional não é obrigado a realizar procedimentos que contrariam os seus próprios. O respeito deve ser mútuo e isto faz parte da formação de qualquer profissional da saúde.

Veja alguns posicionamentos em relação à reprodução assistida
Fonte: "Os Tratamentos de Fertilização e as Religiões"

Procedimento
X Crença
Coito progra-
mado
Insemi-
nação artificial
FIV (Ferti-
lização
in vitro)
Doa-
ção de
embriões
Congela-
mento de óvulos
Congela-
mento de embriões
Doação
de sêmen/
óvulos
Católica A favor Contra Contra Contra Contra Contra Contra
Judia A favor A favor A favor Contra A favor A favor Contra
Budista A favor A favor A favor Livre arbítrio Livre arbítrio Livre arbítrio Livre arbítrio
Ortodoxa Livre arbítrio Livre arbítrio Livre arbítrio Contra Livre arbítrio Contra Contra
Taoísta A favor A favor A favor A favor A favor A favor A favor
Testemunha
de Jeová
A favor A favor A favor Contra A favor A favor Contra
Espírita A favor A favor A favor A favor A favor A favor A favor
Seicho-No-Ie Livre arbítrio Livre arbítrio Livre arbítrio Livre arbítrio Livre arbítrio Livre arbítrio Livre arbítrio
Islã A favor A favor A favor Contra A favor A favor Contra
Metodista A favor A favor A favor Contra Contra Contra Contra
Luterana A favor A favor A favor A favor A favor A favor Contra
Adventista A favor A favor A favor Contra A favor A favor Contra
Congregação
Cristã do Brasil
Livre arbítrio Livre arbítrio Livre arbítrio Livre arbítrio Livre arbítrio Livre arbítrio Livre arbítrio
Renascer em Cristo A favor A favor A favor A favor A favor A favor A favor
Umbanda
e Candomblé
A favor A favor A favor A favor A favor A favor A favor
Presbiteriana A favor A favor A favor A favor A favor A favor A favor
Anglicana A favor A favor A favor A favor A favor A favor A favor

Livro: "Os Tratamentos de Fertilização e as Religiões – O permitido e o proibido"
Lançamento: 12 de agosto
Local: Livraria Cultura - Shopping Market Place - às 19 horas
Preço: R$ 52,00 (sendo 10% revertidos à Casa Hope, de apoio a crianças com câncer)
Onde encontrar: No site do IPGO (/www.ipgo.com.br/lavidapress) e nas livrarias Cultura, Saraiva, Martins Fontes e Livraria da Vila

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Livro mostra posicionamento de religiões sobre técnicas de reprodução humana - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Tilt