Topo

Obesidade de participantes jovens diminui em estudo americano

Por Roni Caryn Rabin

The New York Times

16/07/2010 16h34

Milhares de crianças da sexta série que participaram de um programa de saúde escolar ficaram menos obesa até a oitava série do que um grupo similar de crianças que não participaram do programa, de acordo com um novo estudo realizado para os Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos.

Porém, as descobertas, relatadas em 27 de junho pelo “The New England Journal of Medicine”, trouxeram uma surpresa agradável para os pesquisadores: os índices gerais de obesidade e peso excessivo caíram em ambos os grupos, sugerindo que a obesidade infantil pode finalmente estar declinando.

Veja também

“Esta é a parte desconcertante, mas boa”, disse o chefe do estudo, o Dr. Gary D. Foster, diretor do centro de obesidade da Temple University, na Filadélfia, que acrescentou que esta era a primeira descoberta do tipo num estudo que acompanhou um grande grupo de crianças ao longo do tempo.

Os pesquisadores acompanharam mais de 4.500 alunos – metade deles orientados a participar de um programa que ensinava comportamentos saudáveis, intensificava a educação física e introduzia lanches e refeitórios saudáveis. Trinta por cento das crianças em ambos os grupos eram obesas quando o estudo foi iniciado.

Na oitava série, essa porcentagem caiu para 24,6% no grupo que participou do programa e 26,6% no grupo de controle. Em ambos os grupos, 45% eram obesos ou estavam acima do peso, em comparação a metade antes do início do estudo.

“Algo está acontecendo no ambiente para que as crianças se tornem menos obesas e com excesso de peso”, disse Foster. “Precisamos descobrir o que é e fazer mais isso”.


 

Tradutor: Gabriela d'Ávila

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Obesidade de participantes jovens diminui em estudo americano - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Tilt