Topo

NYT: Pensando alto

C. Claiborne Ray<br>The New York Times

02/10/2009 19h02

Por que pessoas "normais" falam sozinhas? A piada diz: porque essa é a única forma de ter uma conversa inteligente com alguém. Mas o fato de falar consigo mesmo tem seus usos reais.

"Crianças pequenas muitas vezes conversam com um amigo imaginário, ou com um amigo de verdade que simplesmente não está ali no momento", disse Randy Engle, professor de psicologia do Georgia Institute of Technology. Ele afirma que isso é parte normal do desenvolvimento.

Quando adultos falam sozinhos, explicou Engle, isso pode refletir uma doença mental. Mesmo assim, a maioria das pessoas têm esse hábito. Embora tenha dito não conhecer pesquisas abrangentes sobre o motivo, o professor sugeriu duas explicações. "Uma é que, quando estamos lendo algo complexo, verbalizar ajuda", disse ele, "pois ao ouvir a linguagem, temos outras pistas para lembrar daquelas palavras exatas. Ouvir nossa própria memória auditiva interna, segundo se descobriu, ajuda bastante a entender uma frase especialmente complexa".

Uma segunda razão, disse ele, envolve algo chamado de memória prospectiva.

"À medida que envelhecemos, nossa capacidade de lembrar de coisas que pretendíamos fazer piora", disse ele. Como a fitinha no dedo, ouvir a nós mesmos falando sobre essas coisas podem nos ajudar a lembrar delas. Pode ser algo tão simples quanto falar sobre pegar as roupas na lavanderia, disse ele, mas é melhor guardar o truque para um plano importante que envolva quebra de rotina.

"Se fizéssemos isso toda vez que quiséssemos nos lembrar de algo, não funcionaria", disse ele. "Uma coisa que sabemos sobre cognição é que ela funciona melhor com algo diferente ou novo".

Tradução: Gabriela d'Avila