Topo

São Paulo e Campinas terão "mutirão do coração" neste sábado (27)

Do UOL Ciência e Saúde<br>Em São Paulo

24/06/2009 13h00

No próximo sábado (27), das 9h às 17h, as cidades de São Paulo e Campinas terão o 1º Mutirão do Coração do Estado de São Paulo. A iniciativa é da Secretaria da Saúde do Estado, em parceria com as prefeituras dos municípios e a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp).

O objetivo é avaliar o risco que os pacientes atendidos têm de sofrer algum tipo de problema cardíaco nos próximos cinco anos. Para essa avaliação, os pacientes passarão por medição de peso, altura, circunferência abdominal e pressão, além de preencherem um questionário sobre seus hábitos de vida. Quem for avaliado como paciente de risco será encaminhado para acompanhamento em uma unidade pública de saúde.

A expectativa é atender 150 mil pessoas em São Paulo e Campinas nesta primeira edição do projeto, considerada piloto para a secretaria. Para isso, serão disponibilizadas 500 unidades de atendimento. Destas, 420 Unidades Básicas de Saúde do município de São Paulo, 50 unidades de Campinas e 30 hospitais da rede estadual de saúde.

Para participar não é necessário agendamento prévio, basta comparecer na unidade de saúde participante, apresentar CPF ou cartão do SUS. O endereço dos locais participantes e maiores informações podem ser obtidas por meio do site www.mutiraodocoracao.com.br.

Durante o mutirão, todos os participantes receberão uma Cartilha do Coração, com orientações sobre fatores de risco cardiovascular como tabagismo, obesidade, hipertensão, colesterol alterado, triglicérides, diabetes e estresse. Além de dicas de exercícios físicos e de alimentação saudável, que vão ajudar os participantes a ter mais qualidade de vida e consequentemente uma saúde melhor.

A população com idade entre 35 e 74 anos - faixa etária onde o risco é mais elevado - receberá o resultado da avaliação de risco cardiovascular (baixo, moderado e alto) e uma carta com orientação para procurar um profissional da área de saúde para acompanhamento, caso seu risco seja avaliado como moderado ou alto.

Pessoas abaixo de 35 e acima de 74 anos podem fazer as avaliações e terão os dados coletados, mas não receberão o resultado do risco, que é considerado impreciso pelos especialistas nestas faixas etárias.

Veja também

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

São Paulo e Campinas terão "mutirão do coração" neste sábado (27) - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Tilt