Topo

Devora 'um sol por dia': o que é o objeto mais brilhante do universo

Quasar brilhante é alimentado por buraco negro que devora “um sol por dia” Imagem: Reprodução

21/02/2024 10h57

Astrônomos descobriram o que pode ser o objeto mais brilhante do universo, um quasar com um buraco negro no centro que cresce tão rapidamente que engole o equivalente a um sol de energia diariamente.

O quasar recordista brilha 500 trilhões de vezes mais que o nosso Sol. O buraco negro que alimenta esse quasar distante é mais de 17 bilhões de vezes mais imenso que o nosso Sol, relatou uma equipe liderada por australianos na segunda-feira, 19, no periódico científico Nature Astronomy.

Relacionadas

Embora o quasar pareça um mero ponto nas imagens, os cientistas imaginam um lugar feroz. O disco rotativo ao redor do buraco negro do quasar - o gás luminoso em espiral e outra matéria de estrelas engolidas - é como um furacão cósmico.

Este quasar é o lugar mais violento que conhecemos no universo.

Christian Wolf, autor principal da Australian National University

O Observatório Europeu do Sul avistou o objeto, J0529-4351, durante uma pesquisa do céu em 1980, mas ele foi considerado uma estrela. Não foi identificado como um quasar - o núcleo extremamente ativo e luminoso de uma galáxia - até o ano passado.

Observações por telescópios na Austrália e no Deserto de Atacama, no Chile, confirmaram isso.

O emocionante sobre este quasar é que ele estava escondido à vista de todos e foi classificado erroneamente como estrela anteriormente.

Priyamvada Natarajan, da Universidade Yale (EUA)

Estas observações posteriores e modelagem por computador determinaram que o quasar está engolindo o equivalente a 370 sóis por ano - aproximadamente um por dia. Análises adicionais mostram a massa do buraco negro ser de 17 a 19 bilhões de vezes a do Sol, de acordo com a equipe.

Mais observações são necessárias para entender sua taxa de crescimento. O quasar está a 12 bilhões de anos-luz de distância e existe desde os primeiros dias do universo. Um ano-luz é 5,8 trilhões de milhas.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Devora 'um sol por dia': o que é o objeto mais brilhante do universo - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Ciência