Topo

Potencial ciclone ameaça áreas devastadas por Dorian nas Bahamas

13/09/2019 11h23

Miami, 13 set (EFE).- O potencial ciclone número 9, com 80% de probabilidades de se transformar em uma tempestade tropical com nome em 48 horas, está a 225 km da Grande Ábaco e a 375 km de Grand Bahama, as duas ilhas das Bahamas mais castigadas por Dorian há menos de duas semanas.

O Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, em seu boletim das 8h (horário local, 9h de Brasília), indicou que o potencial ciclone se move em direção noroeste a 9 km/h com ventos máximos sustentados de 45 km/h.

Relacionadas

Uma aeronave de reconhecimento da Força Aérea está voando para a região onde está localizado o sistema que, de acordo a ordem estabelecida, seria chamado Humberto se atingisse o status de ciclone.

O ciclone número 9 em potencial deve continuar se movendo na direção atual, com algum aumento da velocidade de translação durante o fim de semana, indicou o NHC.

Na trajetória prevista, prevê-se que o sistema se desloque hoje pelo centro e noroeste das Bahamas hoje e ao longo ou na costa leste da Flórida no sábado.

Desde hoje até o próximo domingo acontecerão chuvas nas Bahamas de 50 a 100 milímetros, com totais máximos isolados de 152 milímetros, e na costa leste dos EUA, a partir do centro da Flórida até a Carolina do Sul de 50 a 100 milímetros.

Não é esperado que o sistema produza uma tempestade ciclônica significativa no noroeste das Bahamas, disse o NHC, que emitiu ontem seu primeiro alerta para esse potencial ciclone, que vinha monitorando há dias.

O noroeste das Bahamas, excluindo a Ilha de Andros, pode experimentar condições de tempestades tropicais por um período de 36 horas.

A chegada deste potencial ciclone pode piorar a situação no arquipélago atlântico das Bahamas, que ainda não se recuperou da passagem devastadora do furacão Dorian, que tocou terra há 10 dias com ventos de categoria 5. EFE

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Potencial ciclone ameaça áreas devastadas por Dorian nas Bahamas - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Ciência