Topo

Onda de calor na Europa faz temperatura do Mar Báltico chegar a 27 graus

02/08/2018 15h22

Berlim, 2 ago (EFE).- A onda de calor que a Europa vive neste momento fez com que a temperatura das águas do Mar Báltico no litoral da Alemanha se aproximasse das que habitualmente são registradas no litoral do Mar Mediterrâneo na França, segundo dados divulgados nesta quinta-feira pelo Departamento Federal de Hidrografia de Hamburgo.

No litoral báltico da Alemanha, a temperatura das águas oscilou entre 23 e 27 graus centígrados, o mesmo nível registrado na Côte d'Azur, na Riviera Francesa, e claramente acima dos 18 graus habituais nesta época do ano, de acordo com o Departamento Federal de Hidrografia de Hamburgo.

A situação de calor extremo persiste na Alemanha, com temperaturas máximas que oscilam entre 36 e 38 graus, depois que os termômetros marcaram ontem 39,5 graus no leste do país.

As mínimas noturnas também foram altas, com 26 graus no leste, o que os meteorologistas qualificam de "noites tropicais", que são raras na Alemanha.

O nível de alguns rios caiu para mínimos históricos e, no caso do Elba, fez com que reaparecesse munição acumulada em seu leito desde a época da Segunda Guerra Mundial.

As autoridades alemãs anunciaram que no próximo fim de semana haverá distribuição de água mineral e protetor solar entre os sem-teto, diante da situação de especial exposição ao sol destas pessoas.