Topo

Cientistas chineses culpam mudança climática por redução de volume de rios

Da EFE, em Pequim

15/07/2007 10h28

A mudança climática e a diminuição dos pântanos são a causa, na China, da redução do volume de água dos dois principais rios do país, o Yang Tsé e o Amarelo, disse hoje a agência "Xinhua".

Cientistas do Instituto de Riscos de Montanha e Meio Ambiente da Academia Chinesa de Ciências Sociais estudaram as mudanças sofridas nas últimas quatro décadas pelos pântanos do planalto Qinghai-Tibete, no oeste do país e onde nascem os dois rios.

Analisando fotos aéreas e dados colhidos por satélite, os especialistas descobriram que os pântanos do planalto diminuíram 10% nesse período. Os mais afetados são aqueles onde nasce o Yang Tsé, que tiveram redução de 29%.

Além disso, 17,5% dos pequenos lagos na nascente desse rio, o de maior extensão da China e quarto maior do mundo, secaram.

"Os pântanos desempenham um papel-chave em conter a água e ajustar o volume do nível dos rios", disse Wang Xugen, pesquisador do instituto.

O desaparecimento dos pântanos não tem relação com as chuvas que paradoxalmente aumentaram no planalto - de 260 milímetros na década de 90 para os atuais 323 -, segundo a WWF.

"Mas o aumento das chuvas não se traduz em um maior caudal porque a evaporação se produz de forma mais rápida devido ao aquecimento global", disse Li Shijie, cientista do Instituto de Geografia e Limnologia de Nanquim.

Outro estudo da WWF indica que o aquecimento global provocou a redução das geleiras, o degelo das calotas polares e a perda de pradarias e rios no Tibete.

No ano passado, o planalto tibetano tinha 36 mil geleiras em uma área de 50 mil quilômetros quadrados, nos quais nasciam os principais rios do Sudeste Asiático. Nos últimos 100 anos, a área teve redução de 30%.

Veja também

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Cientistas chineses culpam mudança climática por redução de volume de rios - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Tilt