Topo

Médicos suíços desenvolvem solução cirúrgica para câncer de fígado

12/04/2007 14h16

Genebra, 12 abr (EFE) - Um grupo de pesquisadores do Hospital Universitário de Zurique desenvolveu um novo sistema de cirurgia que pode ser usado em casos de câncer de fígado considerados até então não operáveis, aliado a sessões de quimioterapia.

O método, anunciado hoje na revista médica "The New England Journal of Medicine" e no jornal local suíço "Le Temps", usa a capacidade única de regeneração do fígado, o que, nos últimos anos, permitiu desenvolver novas técnicas em cirurgia hepática e transplantes.

Na primeira cirurgia, são retiradas as metástases visíveis do lóbulo esquerdo do fígado e obstruída a veia que irriga a outra parte do órgão, a mais atingida pelos tumores.

Ao mesmo tempo, há a administração de quimioterapia diretamente no fígado pela artéria hepática, o que pode fazer com que a massa tumoral reduza até 60%, um resultado "espetacular", de acordo com o responsável de cirurgia do Hospital Universitário de Zurique, Alain Clavien.

A parte do órgão que não recebe irrigação fica atrofiada e é retirada em uma segunda operação, realizada três meses após a primeira, enquanto a outra parte sofre hipertrofia, ou seja, aumenta de tamanho, ao mesmo tempo em que os tumores que ainda permanecem na região regridem graças ao efeito da quimioterapia.

A administração local de quimioterapia "é muito eficaz, não provoca muitos efeitos secundários e pode ser administrada em massa porque o remédio é rapidamente destruído pelo fígado", disse Clavien.

Apesar do sucesso da técnica, "por enquanto, (o método) só é aplicado nos pacientes cujo diagnóstico é muito pessimista", acrescentou o médico ao jornal suíço.

Veja também

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Médicos suíços desenvolvem solução cirúrgica para câncer de fígado - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Tilt