PUBLICIDADE
Topo

Astronautas americanos fazem caminhada espacial para reparos na ISS

Os astronautas norte-americanos Reid Wiseman (foto) e Bill Wildemore participaram de uma caminhada espacial, como parte da programação da ISS - Reprodução/Twitter Reid Wiseman
Os astronautas norte-americanos Reid Wiseman (foto) e Bill Wildemore participaram de uma caminhada espacial, como parte da programação da ISS Imagem: Reprodução/Twitter Reid Wiseman

Em Washington

15/10/2014 18h44

Dois astronautas americanos saíram da Estação Espacial Internacional (ISS) nesta quarta-feira (15) para realizar reparos e trabalhos de manutenção na estação orbital, informou a Nasa.

Reid Wiseman e Barry "Butch" Wilmore concluíram a caminhada espacial após seis horas e 34 minutos, conforme o previsto, detalhou a agência espacial americana. A saída teve início às 12h16 GMT (09h16 de Brasília).

Sua primeira tarefa foi substituir um regulador de eletricidade do tamanho de uma pasta executiva de um painel solar que apresentou defeito em maio.

Em seguida, os astronautas realizaram a tarefa seguinte, que consistiu em mudar equipamentos de lugar para abrir espaço para adaptadores de acoplagem internacionais, que devem chegar ao complexo em 2015.

Isto "vai configurar a estação para futuros veículos comerciais tripulados e fornecer um porto de atracação adicional para a nave de carga comercial", acrescentou a Nasa.

Os astronautas também substituíram uma câmera externa de TV que tinha perdido o zoom.

A caminhada espacial desta quarta-feira foi a de número 183 na Estação Espacial Internacional, mas foi a primeira de Wilmore.

Foi a segunda saída de Wiseman, que juntamente com o engenheiro Alexander Gerst, da Estação Espacial Europeia, finalizaram uma caminhada espacial de seis horas em 7 de outubro.