Topo

Foguete russo Soyuz é lançado com 3 astronautas a bordo rumo à ISS

Em Baikonur (Cazaquistão)

28/03/2013 18h28

Um foguete russo Soyuz foi lançado nesta quinta-feira (28) do cosmódromo russo de Baikonur, nas estepes do Cazaquistão, para levar dois russos e um americano à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) em tempo recorde, constatou um fotógrafo da AFP.

Os cosmonautas Pavel Vinogradov e Alexandre Misurkin e o astronauta Christopher Cassidy partiram às 17h43 de quinta-feira (no horário de Brasília) - que corresponde às 02h43 de sexta-feira (29), no fuso do Cazaquistão - e devem chegar à ISS após pouco menos de seis horas de voo, seguindo um procedimento novo, contra os dois dias que eram necessários até agora.

Veja também

Este voo "expresso" foi decidido depois que a Rússia lançou com sucesso para a ISS três naves de carga não-tripuladas Progress nos meses de agosto e outubro de 2012 e fevereiro de 2013, e que chegaram à estação orbital em seis horas de voo.

O cosmonauta russo Vinogradov disse, durante a última entrevista coletiva que foi feita antes do voo, que o procedimento "expresso" tem várias vantagens. A tripulação estará em melhor forma para o acoplamento com a ISS, previsto para as 23h31 de Brasília porque os espaçonautas "não sentirão os efeitos da falta de gravidade na medida em que ocorre após quatro ou cinco horas de voo", explicou.

A redução do tempo de voo permitirá, ainda, levar material biológico para efetuar experiências a bordo da ISS, o que não seria possível em um voo de dez horas, acrescentou Vinogradov.

"Com um voo de curta duração como este, a tripulação pode, inclusive, levar sorvete que não derreteria", brincou.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Foguete russo Soyuz é lançado com 3 astronautas a bordo rumo à ISS - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Tilt