Ih, a privada entupiu!?

Como é feito o desentupimento profissional de encanamentos

RODRIGO LARA COLABORAÇÃO PARA TILT, EM SÃO PAULO

Entupimento é um dos imprevistos mais comuns (e desagradáveis) da vida doméstica. Pode acontecer em diversos lugares da casa: na pia da cozinha, no ralo do chuveiro e, no pior dos casos, no vaso sanitário.

Às vezes, dá para resolver com soluções caseiras, como jogar água quente (e não fervendo, para não danificar os canos). Mas, em certas situações, você vai precisar de ajuda profissional.

É aí que entram os aparelhos desentupidores, capazes de cumprir a tarefa com facilidade. Geralmente, há dois tipos distintos. Abaixo, você descobre como cada um trabalha para "limpar o caminho" e liberar os resíduos acumulados.

Como funciona o hidrojateamento

Como funciona a máquina rotatória

Basicamente há dois métodos de desentupimento profissional, que utilizam máquinas capazes de abordar o problema de formas distintas. Há as que utilizam jateamento de água e as que desentopem os canos por ação mecânica.

A eliminação de obstruções por meio de jato de água é chamada de hidrojateamento. Seu funcionamento é relativamente simples: uma mangueira flexível é ligada a um compressor de água, capaz de expulsá-la com vários níveis de pressão.

Na ponta da mangueira há um bico especial, que faz o jato sair em diferentes direções. Essa mangueira é inserida no cano e a força dos jatos pressurizados descola dejetos da parede da tubulação, fazendo-os seguir rumo ao esgoto.

O tamanho da mangueira depende da potência da máquina responsável por pressurizar o líquido. Quanto mais forte ela for, mais comprida poderá ser a mangueira.

Esse método geralmente é usado em tubulações de médio e grande porte. Mas cuidado com a idade do encanamento: a pressão pode danificar instalações muito antigas.

Já o outro método utiliza "força bruta": uma máquina chamada eletrorrotativa, mas popularmente conhecida como máquina rotatória ou, ainda, Roto Rooter.

É uma mangueira com uma peça rotativa em seu interior. Na extremidade que vai cano adentro, há lâminas ou até correntes (dependendo do porte da tubulação). A outra ponta é ligada a uma máquina, que faz a rotatória girar.

Ela funciona mais ou menos como uma furadeira, girando em alta velocidade para remover o que estiver grudado na parede dos tubos.

Essa solução é a mais barata e eficiente para entupimentos de pequeno porte. Também pode ser usada em situações mais complexas, ainda que demore mais que o hidrojateamento nestes casos.

A eletrorrotativa também é indicada em situações nas quais o encanamento é mais antigo.

Dúvidas comuns

  • Considerando métodos caseiros, qual é a melhor forma de desentupir um cano?

    Tudo depende do local onde há um entupimento. Quando a obstrução é por gordura em um ralo plano (como os de pias), o uso conjunto de desentupidor de borracha (aqueles de pressão) e de água quente pode resolver. Já entupimentos em locais como privadas ou caixas de esgoto costumam ser mais complexos. O uso de um arame flexível pode te ajudar a sair do sufoco até a chegada de uma empresa especializada possa resolver o problema de uma vez. Mas cuidado: ele também pode danificar o encanamento, se for muito rígido.

  • O que não se deve fazer jamais em um cano entupido?

    desentupidor de pressão manual, cheque se a superfície contra a qual ele será pressionado é resistente: algumas pias podem se quebrar com o excesso de força. E evite produtos químicos como soda cáustica. Ainda que sejam eficientes em alguns casos, podem causar acidentes se manuseados de forma imprópria e também poluem o ambiente.

Topo