Topo

Painel da Câmara dos EUA intima FTC a apresentar documentos de investigação do Twitter

12/04/2023 16h34

Por Diane Bartz

WASHINGTON (Reuters) - O Comitê Judiciário da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, liderado pelos republicanos, intimou o presidente da Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês) a fornecer documentos relacionados à investigação de privacidade do Twitter conduzido pela agência reguladora, disse o painel na quarta-feira.

Em um comunicado, o comitê disse que seu presidente, Jim Jordan, e outros pediram à presidente da FTC, Lina Khan, informações sobre a investigação após a compra da empresa de mídia social por 44 bilhões de dólares pelo bilionário Elon Musk em outubro, mas não obteve uma resposta adequada.

"Seu cumprimento voluntário foi lamentavelmente insuficiente. Consequentemente, o Comitê está emitindo uma intimação para obrigar a produção de documentos necessários para informar nossa supervisão", disse Jordan em uma carta a Khan que acompanhou a intimação.

A intimação é desnecessária, disse o porta-voz da FTC, Douglas Farrar, em comunicado. "Fizemos várias ofertas para informar a equipe do presidente Jordan sobre nossa investigação no Twitter. Essas são ofertas permanentes feitas antes dessa intimação totalmente desnecessária."

O comitê disse em um relatório de março que a FTC estava pressionando o Twitter desde que foi adquirido por Musk, e seu comunicado disse que estava investigando as alegações de que a FTC "abusou" de sua autoridade.

A intimação é o mais recente esforço republicano para verificar o poder da FTC, uma agência que foi revigorada pelo governo Biden e está investigando gerentes de benefícios farmacêuticos para empresas que amarram funcionários com contratos não competitivos.

A agência está preocupada se a plataforma de mídia social tinha pessoal para cumprir um acordo de maio de 2022 com o regulador norte-americano, no qual concordou em melhorar suas práticas de privacidade e responsabilizar pessoas que ocupavam cargos relevantes.

As demissões de cerca de 3.700 pessoas promovidas por Musk no Twitter geraram preocupações de que a empresa de mídia social pode não cumprir o acordo.

(Por Diane Bartz e Kanishka Singh)