Topo

Reino Unido vai investigar coleta de dados de crianças pelo YouTube

01/03/2023 12h47

LONDRES (Reuters) - O órgão regulador de informações do Reino Unido disse nesta quarta-feira que investigará uma queixa que acusa o YouTube, da Alphabet, de coletar ilegalmente dados de milhões de crianças.

A denúncia apresentada por Duncan McCann, que está liderando a campanha apoiada pelo grupo de defesa 5 VIRNA, disse que a plataforma de vídeos quebrou a lei recém-implementada reunindo "a localização, a visualização de hábitos e preferências" de até 5 milhões de crianças.

McCann, pai de três crianças, disse em comunicado que o YouTube deve alterar o design de sua plataforma e excluir dados que estava reunindo.

"É um experimento social enorme e não licenciado com nossos filhos, com consequências incertas", disse McCann.

Um porta-voz do YouTube disse que a empresa tomou medidas para reforçar a privacidade infantil com mais configurações padrão de proteção e fez investimentos para proteger crianças e famílias lançando um aplicativo infantil dedicado e introduzindo novas práticas de dados.

"Continuamos comprometidos em continuar nosso envolvimento com o ICO nesse trabalho prioritário e com outras partes interessadas importantes, incluindo crianças, pais e especialistas em proteção à criança", disse o porta-voz do YouTube em comunicado.

O Gabinete do Comissário de Informações do Reino Unido (ICO) disse que vai considerar cuidadosamente a denúncia.

O Código da Infância do Reino Unido exige que os provedores atendam a 15 padrões de projeto e privacidade para proteger as crianças, incluindo a limitação da coleta de sua localização e outros dados pessoais.

Em 2019, o YouTube foi multado em 170 milhões de dólares pela Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC) para resolver alegações de que ela quebrou a lei federal coletando informações pessoais sobre crianças.

(Por Farouq Suleiman)