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Motoristas dos EUA usam carros parcialmente automatizados como autônomos, aponta estudo

11/10/2022 14h42

Por David Shepardson

WASHINGTON (Reuters) - Motoristas nos Estados Unidos que usam sistemas avançados de assistência ao motorista, como Tesla Autopilot ou Super Cruise, da General Motors, geralmente consideram seus veículos como totalmente autônomos, apesar de alertas, mostrou um estudo.

O Instituto de Seguros para Segurança Rodoviária dos Estados Unidos (IIHS), grupo financiado pela indústria que estimula as montadoras a fabricarem veículos mais seguros, disse nesta terça-feira que uma pesquisa descobriu que usuários regulares do Super Cruise, ProPILOT Assist da Nissan/Infiniti e Tesla Autopilot disseram que são mais propensos a realizar atividades não relacionadas à direção, como comer ou enviar mensagens de texto, ao usarem seus sistemas de automação parcial do que enquanto dirigiam sem assistência.

O estudo do IIHS com 600 usuários ativos descobriu que 53% do Super Cruise, 42% do Autopilot e 12% dos proprietários do ProPILOT Assist "disseram que se sentiam confortáveis ​​tratando seus veículos como totalmente autônomos".

Cerca de 40% dos usuários do Autopilot e Super Cruise - dois sistemas com recursos de bloqueio em faltas de atenção - relataram que os sistemas foram desligados em algum momento enquanto estavam dirigindo e não reativaram.

"A mensagem geral é que os primeiros adeptos desses sistemas ainda têm uma má compreensão do limites da tecnologia", disse o presidente do IIHS, David Harkey.

A Tesla não respondeu a pedido de comentário. A empresa diz que o Autopilot não torna os veículos autônomos e se destina ao uso com um motorista atento e preparado para assumir o controle.

A GM não comentou de imediato. O IIHS disse que os anúncios do Super Cruise se concentram nos recursos de viva-voz, enquanto o Autopilot evoca o nome usado em aviões de passageiros e "implica que o sistema da Tesla é mais capaz do que realmente é". E observou que o ProPILOT Assist "sugere que é um recurso de assistência, e não um substituto para o motorista".

A NHTSA e as montadoras dizem que nenhum dos sistemas torna os veículos autônomos.

A Nissan disse que seu nome "comunica claramente o ProPILOT Assist como sistema para ajudar o motorista e requer operação prática. O motorista mantém o controle do veículo o tempo todo".

(Por David Shepardson)