Topo

China alerta Reino Unido que abandonar Huawei custará caro

15/07/2020 11h26

Por Guy Faulconbridge e Martin Quin Pollard

LONDRES/PEQUIM (Reuters) - A China alertou nesta quarta-feira o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, que sua decisão de banir a Huawei das redes 5G do país custará caro aos investimentos do Reino Unido, atribuindo a medida como resultado da pressão política do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Relacionadas

Horas depois que Johnson ordenou que os equipamentos da Huawei fossem removidos das futuras redes 5G até o final de 2027, Trump reivindicou o crédito pela decisão e disse que, se os países quisessem fazer negócios com os Estados Unidos, deveriam bloquear a Huawei.

Mas a China, cuja economia de 15 trilhões de dólares é cinco vezes maior que a do Reino Unido, alertou que a decisão prejudicará o investimento no país, pois as empresas chinesas viram Londres abandonar a gigante de telecomunicações.

"Agora, eu diria que isso não é apenas decepcionante - é desanimador", disse o embaixador chinês Liu Xiaoming ao Centro de Reforma Europeia, acrescentando que o Reino Unido "simplesmente abandonou a empresa".

"A maneira como você trata a Huawei está sendo observada de perto por outras empresas chinesas, e será muito difícil para outras empresas ter a confiança necessária para investir mais", disse ele.

Em Pequim, o Ministério das Relações Exteriores classificou o Reino Unido como "um lugar relativamente pequeno" que estava se tornando subsmisso aos Estados Unidos.

"O Reino Unido quer manter seu status independente ou ser reduzido a vassalo dos Estados Unidos?", disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Hua Chunying. "A segurança do investimento chinês no Reino Unido está sendo ameaçada."

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

China alerta Reino Unido que abandonar Huawei custará caro - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Tilt