Topo

Tencent recebe aprovação para testar carro autônomo em Shenzhen, China, diz Xinhua

14/05/2018 12h30

PEQUIM (Reuters) - A cidade de Shenzhen, no sul da China, autorizou a gigante de tecnologia Tencent Holdings para testar seu carro autônomo em algumas rodovias públicas enquanto o país busca reforçar sua posição na corrida global pela tecnologia de veículos autônomos.

A Tencent obteve uma licença para seu carro autônomo do Departamento de Transporte de Shenzhen, informou a agência estatal de notícias Xinhua nesta segunda-feira.

A iniciativa segue o movimento de Pequim de abril para emitir diretrizes nacionais para testes de carros autônomos, o que foi divulgado pelo jornal China Daily.

A China está fazendo um grande impulso em veículos autônomos para desenvolver campeões nacionais para competir com líderes globais, como a Waymo, braço de direção autônoma do Google, e Tesla.

Pequim, Xangai e outras cidades chinesas anunciaram anteriormente diretrizes locais para testes de autônomos.

A gigante da internet Baidu já tem aprovação para testar veículos autônomos em Pequim, enquanto a SAIC Motor e a startup de veículos elétricos NIO possuem licenças em Xangai.

A Xinhua informou que várias cidades, incluindo Pequim, Xangai e Chongqing, emitiram licenças para carros autônomos depois que a regulamentação nacional entrou em vigor.

Depois de dois grande acidentes nos Estados Unidos envolvendo a Uber Technologies e a Tesla, autoridades do governo chinês disseram que o país faria da segurança uma prioridade.

O Departamento de Transportes de Shenzhen exigiu que o carro autônomo da Tencent tenha um motorista e uma segunda pessoa no carro durante os testes, por motivos de segurança, informou a Xinhua.

(Por Norihiko Shirouzu)