Reguladores de privacidade da UE vão discutir vazamento de dados do Uber semana que vem
Por Julia Fioretti
BRUXELAS (Reuters) - Os reguladores de privacidade da União Europeia discutirão o acobertamento do enorme vazamento de dados do Uber na semana que vem e devem criar uma força-tarefa para coordenar as investigações.
O Uber enfrenta um escrutínio regulatório após o presidente-executivo, Dara Khosrowshahi, ter dito que a companhia de transporte urbano por aplicativo encobriu um vazamento no ano passado que expôs dados pessoais de cerca de 57 milhões de contas.
O presidente do grupo das autoridades europeias de proteção de dados - conhecido como grupo de trabalho do Artigo 29 - disse nesta quinta-feira que o vazamento de dados vai ser discutido em reunião nos dias 28 e 29 de novembro.
Embora as autoridades de proteção de dados da UE não possam impor sanções conjuntas, elas podem criar forças-tarefa para coordenar investigações.
Quando a nova lei de proteção de dados da UE passar a vigorar em maio, os reguladores terão o poder de aplicar multas muito maiores - de até 4 por cento da receita global - e poderão estreitar a cooperação.
O Uber pagou aos hackers 100 mil dólares para manter em segredo a violação maciça.
"Nós não podemos fazer nada além de expressar nossa grande preocupação com o vazamento sofrido pelo Uber, que foi divulgado tardiamente pela empresa norte-americana. Nós iniciamos nossas investigações e estamos reunindo todas as informações que podem nos ajudar a avaliar o escopo do vazamento de dados e adotar as medidas apropriadas para proteger qualquer cidadão italiano que esteja envolvido", disse o presidente da Autoridade Italiana de Proteção de Dados, Antonello Soro, na quarta-feira.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.