Multiplicador de tomada é seguro? O que dizem especialistas e quem comprou

Quem aí nunca usou aqueles adaptadores, tipo "T", conhecidos também como benjamin, para ligar diversos aparelhos eletrônicos em uma única tomada, que atire a primeira pedra. A gambiarra é uma das alternativas mais comuns para resolver o problema, porém a "solução" pode ser bastante perigosa.

Fazer a ligação de diversos equipamentos em uma só tomada usando um multiplicador de baixa qualidade e sem procedência confiável pode resultar em choques elétricos, superaquecimento —que pode queimar ou danificar os equipamentos— ou até provocar um incêndio.

Mas calma, que nem todos os multiplicadores de tomada são assim e é possível utilizá-los com segurança.

Uma opção interessante é o PowerCube, da ELG. Ele tem formato de um cubo e expande a tomada para cinco saídas. Confira abaixo as características do produto:

  • Permite expandir uma tomada em até 5 pontos de energia;
  • Bivolt;
  • Designer moderno;
  • Disjuntor resetável 10A;
  • Possui sistema de proteção para crianças;
  • Entrada liberada somente quando os pinos entrarem na tomada simultaneamente;
  • Também há modelos com entrada USB e cabos de diferentes comprimentos. Preços podem variar.

O que diz quem comprou

O PowerCube tem mais de 11 mil avaliações de compradores na Amazon. A nota geral é de 4,8 estrelas (sendo a máxima 5). 85% das avaliações deram nota máxima para o produto. Abaixo algumas opiniões de quem usou o produto:

Além de um design interessante, onde a gente não perde nenhuma das entradas de tomada, ele é feito de material plástico que é ultrarresistente, inclusive ao fogo, e tem sistemas de segurança interessantes. Não permite que o plugue seja encaixado de maneira errada, e há algo no interior que prende o plugue para ficar firme. Os orifícios das tomadas ficam fechados quando não há nada plugado, o que evita choques, especialmente em crianças que gostam de tentar colocar algo no "buraquinho" da tomada. Também possui sistema de desarmamento e rearmamento em casos de picos de energia, como se fosse um sistema de disjuntores, o que ajuda a evitar acidentes, e também ajuda a evitar que haja uma descarga elétrica que queime algum aparelho nele ligado. Se a amperagem dos aparelhos nele conectados ultrapassar um valor de segurança para a tomada, ele desarma.[...]

Continua após a publicidade

Qubitt

Aqui onde moro tem muita oscilação de energia, então eu ficava muito preocupada com a proteção da TV e demais eletrônicos. Comprei esse equipamento após muita pesquisa e até agora tem cumprido sua função. E claro que também tem a questão estética, é muito bonito e permite colocar diferentes modelos e tamanhos de tomada, sem que uma atrapalhe a outra.

Natalia

Para quem procura uma tomada para colocar vários eletrodomésticos com segurança —como geladeira, micro-ondas, fogão— super-recomendado. Além de tudo, possui um minidisjuntor trazendo mais segurança.

João Vitor

O produto é ótimo, as tomadas [são] perfeitamente planejadas, e não atrapalha fontes, mas não foi feito para ficar manuseando com frequência. Ele é bem robusto para tomadas de paredes e deve ser usado como uma extensão fixa, onde você pluga as outras tomadas e deixa quieto no lugar.

Continua após a publicidade

Carlos

Produto bom, simples e que parece atender as necessidades. Melhor que um filtro de linha padrão, ainda que não tenha outro tipo de entrada (o que tornaria ele mais caro). O único senão é que a parte que conecta na tomada deveria ter um contrapeso, porque você preenchendo as entradas ele tende a ficar torto.

Pedro Henrique

Como usar multiplicador de tomada com segurança

Para isso basta ficar atento a três recomendações:

  1. Usar somente se a soma dos circuitos ligados ao multiplicador não superarem o limite da tomada;
  2. Usar um multiplicador que atenda as normas de segurança e tenha certificação do Inmetro;
  3. Não usar vários multiplicadores na mesma tomada e nem um ligado ao outro.
Continua após a publicidade

Vale explicar que as tomadas não são todas iguais. Há aquelas que trabalham com corrente de até 10A e que possui 4 mm de diâmetro em cada pino e as de 20A, com diâmetro de 4,8 mm.

Para reduzir os riscos, cada aparelho deve ser conectado na tomada referente a sua amperagem.

Além disso, especialistas ouvidos pelo Guia de Compras UOL alertam que não é recomendado que se use multiplicadores para alguns equipamentos eletrônicos de potência mais alta. Como:

  • Micro-ondas
  • Ar-condicionado
  • Ferro de passar roupa

Quando ligamos vários multiplicadores juntos, dependendo da qualidade do material, isso gera um aquecimento que pode levar ao incêndio. Mesmo se utilizarmos um único multiplicado, devemos nos certificar que ele passou pelos testes de segurança e é aprovado para ser comercializado.

Fabio Aparecido Cavarsan, engenheiro eletricista e gestor do curso de Ciência da Computação da UniFAJ (Centro Universitário de Jaguariúna)

Continua após a publicidade

Para o adaptador de tomada não apresentar risco é necessário que ele tenha um fusível que, caso a carga dos eletrônicos (ligados nele) ultrapasse a carga da tomada, ele se rompa ou desligue automaticamente, evitando acidentes. Além disso, para ser seguro é preciso ter certificação do Inmetro.

Edval Delbone, professor do curso de Engenharia Elétrica do IMT (Instituto Mauá de Tecnologia)

Curte eletrônicos, games e achadinhos do momento? Fique de olho na nossa curadoria de produtos: no Monitor de Ofertas UOL, no Twitter (@ofertas_uol), no Telegram (monitordeofertasuol) e nos vídeos do TikTok (@guiadecompras_uol).

Imagem

Deixe seu comentário

Só para assinantes