Topo

José ou Quinzé: como é possível ouvir as duas palavras no viral do TikTok?

Áudio dividiu opiniões no TikTok - Reprodução/TikTok
Áudio dividiu opiniões no TikTok Imagem: Reprodução/TikTok

Gabriel Dias

Colaboração para o UOL

02/04/2023 04h00

Volte e meia surge na internet um vídeo em que algumas pessoas conseguem escutar palavras diferentes ouvindo o mesmo som. Um novo vídeo que circula nas redes sociais traz um áudio onde é possível ouvir as palavras José e Quinzé ao mesmo tempo.

O caso é semelhante ao que circulou há alguns anos com as palavras Laurel ou Yanny. Mas, independentemente do que você escutou, não há nada de errado com sua audição, tudo está concentrado na maneira como você absorve a informação.

O caso atual vem chamando a atenção de muitos usuários na web pelo fato de alguns ouvirem "Matheus José da Silva Azevedo" enquanto outros estão convencidos de que ele diz "Matheus Quinzé da Silva Azevedo".

Ainda existem relatos de pessoas que ouvem as duas coisas em momentos distintos e isso tem sido motivo de discussão nas redes sociais. Veja o vídeo:

Por que as pessoas estão ouvindo coisas diferentes? De acordo com Maíra Larangeira, programadora neurolinguista, isso acontece devido a um filtro perceptivo, onde a pessoa escuta o que ela espera ouvir.

"Os filtros perceptivos afetam nossa percepção de realidade. Esses filtros têm como função lapidar a realidade objetiva e conformá-la aos modelos de mundo que temos em mente", explica a profissional.

Isso também acontece pela semelhança das palavras José e Quinzé — que são distinguidas pelo seu fonema, ou seja, o som das letras.

"Cada fonema tem a função de estabelecer uma diferença de significado entre uma palavra e outra. Mas essa a base, pelo que entendi neste caso, está nos fonemas e pronúncia", explicou o programador neurolinguista, Caio Maciel.

Além disso, é possível culpar a qualidade do áudio também, que por ser muito abafado pode acabar dificultando o que é dito. "Por se tratar de um vídeo caseiro e perspectiva subjetiva é difícil inferir", comentou Maciel.

Portanto, você não precisa se preocupar se está ouvindo José ou Quinzé, essa variação é normal e tudo depende da forma como você está ouvindo o áudio.