Topo

O que é a Bluesky, nova rede social criada pelo fundador do Twitter

Após venda para Elon Musk, conheça o "novo Twitter" de Jack Dorsey; rede social Bluesky já tem lista de espera para testadores da versão beta. Imagem: Reprodução

Colaboração para Tilt, do Rio de Janeiro

03/11/2022 17h01

Elon Musk deu sua última cartada e formalizou a compra do Twitter, no dia 27 de outubro. E em breve pode ter concorrência à altura. Jack Dorsey, um dos criadores do Twitter e CEO da empresa até 2021, discretamente lançou uma nove rede social: a Bluesky (céu azul, em tradução livre, o que nos remete a um certo passarinho.).

Uma de suas promessas é a reinvenção do atual modelo das redes sociais. Dorsey revela que a Bluesky usa tecnologia blockchain, a mesma utilizada em ativos digitais, como criptomoedas. Se trata de um tipo de banco de dados seguro e avançado, que permite o compartilhamento transparente de informações.

Também propõe um protocolo aberto e descentralizado para os criadores de conteúdo, desenvolvedores e usuários. "Estamos construindo o AT Protocol, uma nova base para redes sociais que dá aos criadores independência de plataformas, aos desenvolvedores a liberdade de construir e aos usuários uma escolha em sua experiência", explica o site oficial do Bluesky.

Mas ela ainda não está funcionando oficialmente. Por enquanto, o mais próximo que se pode chegar da Bluesky é fazer o cadastro para uma das vagas de testes beta. A inscrição é gratuita e permite usar o app antes da liberação para o público geral. De acordo com a empresa, milhares de pessoas estão na lista de espera.

Para se cadastrar, basta preencher seu e-mail no site oficial e confirmar no botão de "Join Waitlist" (entrar na lista de espera). Aí é só aguardar para saber se você foi selecionado para usar o aplicativo antes do lançamento oficial.

Do Twitter à Bluesky

Dorsey fundou a chamada Obvious Corporation, que se desmembrou e deu origem ao Twitter Inc em 2006. Sua carreira na empresa culminou em novembro de 2021, quando passou o cargo de CEO para Parag Agrawal — recentemente demitido por Musk.

No início de 2022, Dorsey rompeu definitivamente os laços com o conselho da rede social. E, apesar de não ter divulgado muitos detalhes, tem concentrado esforços para a construção de suas próprias empresas, entre elas a Bluesky.

Vale lembrar que esta rede social descentralizada não surgiu agora: já tinha sido citada em 2019 por Dorsey. Na época, ele não entrou em muitos detalhes mas disse que estava financiando uma pequena equipe independente e compacta para desenvolver um padrão aberto para as mídias sociais.

Em março de 2022, a plataforma nomeou seus três primeiros integrantes da equipe. Aaron Goldman, que já trabalhou no Twitter e no Google, vai integrar o cargo de engenheiro de segurança. Já Daniel Holmgren e Paul Frazee unem forças como engenheiros de protocolo. E, claro, Jack Dorsey encabeça o projeto integrando o conselho da Bluesky.

Apesar de Dorsey estar silenciosamente dando passos na direção do lançamento global da nova rede, a data exata ainda é um mistério.

Descentralização

Uma mídia social descentralizada permite que diferentes plataformas operem juntas, com maior liberdade. Isso pode trazer o rompimento dos padrões atuais, onde gigantes como a Google e o Facebook centralizam suas redes, mantendo os usuários isolados entre si — sem permitir a integração orgânica entre eles.

Com a proposta da Bluesky, os internautas teriam maior controle sobre os tipos de conteúdo que recebem em seus feeds. Também poderiam migrar facilmente seus dados para o uso em uma rede social diferente.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

O que é a Bluesky, nova rede social criada pelo fundador do Twitter - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Redes sociais