Topo

Dona do Magalu pedindo dinheiro no WhatsApp? É golpe! Veja como denunciar

Luiza Trajano presidente do Conselho de Administração da rede de varejo Magazine Luiza Imagem: Eduardo Knapp/Folhapress

Barbara Mannara

Colaboração para Tilt*, do Rio de Janeiro

13/04/2022 11h50

O nome de Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração da rede de varejo Magazine Luiza, tem sido usado para golpes no WhatsApp. Segundo a empresária, criminosos pegaram sua foto e estão se passando por ela para pedir dinheiro aos contatos.

"Por favor, não mandem nada e não cliquem em nada. É fraude", afirmou Trajano em seu perfil no Instagram.

O caso repercutiu entre celebridades e usuários da plataforma. Alguns até brincaram com a ousadia dos golpistas de terem usado a foto de uma empresária famosa para pedir dinheiro.

A apresentadora Sabrina Sato postou: "Até com a sua foto?". O cantor Luciano Camargo brincou: "Mas gente? alguém acreditou que era você? Num é possível um trem desse não uai? (sic)".

O criador de conteúdo Onã Rudá simulou a situação um tanto cômica para quem recebesse o pedido de "empréstimo", visto que Luiza Trajano, uma das principais acionistas da Magazine Luiza, acumula um patrimônio de US$ 1,6 bilhão, segundo a Forbes. "Imagine alguém recebendo um zap de LUIZA TRAJANO falando: 'Oi, to sem limite e sem dinheiro aqui, pode me emprestar 200 reais pra pagar um boleto? dia 15 eu te devolvo (sic)'."

Imagem: Reprodução

Como o golpe funciona

No caso do golpe que afetou Trajano, o número de celular dela não foi clonado.

Em situações assim, o que ocorre é que os criminosos criam novas contas com números diferentes no WhatsApp usando fotos de pessoas reais (que podem ter sido retiradas de redes sociais ou vazamento de dados). Como Trajano é uma pessoa pública, esse processo é mais fácil.

A partir disso, eles disparam mensagens para várias pessoas e usam a engenharia social para convencer pessoas a executar as transferências bancárias.

Como denunciar no WhatsApp

Para combater esse tipo de golpe e avisar ao WhatsApp de que uma conta fraudulenta está agindo na plataforma, é importante denunciar os criminosos. E isso vale tanto para quem recebeu mensagens em nome de Luiza Trajano quanto para quem recebeu outros pedidos suspeitos de empréstimos.

Com o passo a passo abaixo, o WhatsApp recebe as últimas cinco mensagens que o usuário ou grupo denunciado enviou para você (sem que seja alertado) para realizar sua análise interna. Confira como fazer pelo celular:

  • Abra a conversa com o usuário que você deseja denunciar.
  • Toque em Mais opções > Mais > Denunciar.
  • Selecione a caixa exibida para bloquear o usuário e apagar as mensagens da conversa.
  • Toque em Denunciar.

Como bloquear números de telefone desconhecidos

A dica é para pessoas que não querem que pessoas que estejam fora da sua lista de contatos tenham acesso ao número do celular.

  • Abra o WhatsApp e toque na conversa com o número de telefone desconhecido.
  • Toque em Bloquear.
  • Confirme em Bloquear. Se preferir, toque em Denunciar e Bloquear para avisar o WhatsApp de que o número é suspeito e deve ser bloqueado.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Dona do Magalu pedindo dinheiro no WhatsApp? É golpe! Veja como denunciar - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Isso é golpe!