Topo

Dá para secar roupa na air fryer? Veja mitos e verdades sobre o produto

Rodrigo Lara

Colaboração para Tilt, em São Paulo

19/03/2022 04h00

Como todo aparelho que cresce em popularidade, as air fryers também acabaram cercadas de alguns mitos. Há quem jure de pés juntos que utilizar o eletrodoméstico para cozinhar alimentos dá câncer. Já outras pessoas acham que o aparelho só serve para fazer batata frita e que você não pode usar óleo dentro dela.

Para tirar essas e outras dúvidas, Tilt preparou uma lista que mostra mitos e verdades relacionados às air fryers. Confira!

Usar a air fryer dá câncer? Mito

Essa é clássica. O alerta em questão diz que as comidas preparadas no eletrodoméstico ficam com acrilamida, que é uma substância com potencial para causar câncer. O que, portanto, acabaria com a ideia de que ao usar a air fryer você estaria preparando um alimento mais saudável.

Relacionadas

Esse é um grande mito, na verdade. A começar pelo fato de que a air fryer nada mais é do que um forno elétrico que aquece por convecção, ou seja, fazendo o ar quente se movimentar bem rápido em seu interior. Já a acrilamida é um produto natural que alguns alimentos produzem ao serem cozidos e sua existência independe do método de cozimento.

Além disso, na quantidade que consumimos, não há qualquer evidência que mostre que ele causa câncer.

É possível secar roupas? Mito

Se a air fryer sopra vento quente sobre tudo que está em seu interior, ela poderia ser usada para secar roupas, certo? Não, mil vezes não!

Por mais que em alguns modelos você possa utilizar uma temperatura mais baixa, colocar uma roupa molhada dentro do eletrodoméstico pode, na melhor das hipóteses, estragar a roupa. Isso porque a maioria das peças de vestuário atuais utilizam fibras sintéticas, que são menos resistentes ao calor.

E mesmo que se faça um paralelo com o uso de secadora de roupas ou ferro de passar, essa aplicação de calor com esses aparelhos não ocorre de forma concentrada e intensa como em uma air fryer.

Já na pior das hipóteses, há risco de incêndio. Especialmente porque, como as air fryers são fechadas, não há meios de ver que está começando a queimar e, com isso, desligar o aparelho.

Air fryer consome muita energia? Mito

Um aparelho elétrico usado para aquecer uma resistência. Não tem como isso gastar pouca energia elétrica, certo?

Bem, na verdade tem como sim. Apesar de ser um equipamento que utiliza a eletricidade para gerar temperaturas altas —o que o faz, instantaneamente, ser comparado com os chuveiros elétricos, grandes vilões do consumo—, o consumo em si acaba não sendo assustador por alguns motivos.

O primeiro deles é que a potência de uma air fryer, que fica perto dos 1.500 W, é muito inferior à de um chuveiro: uma ducha simples passa facilmente dos 5.000 W. Além disso, é muito raro alguém utilizar uma air fryer todos os dias e por longos períodos.

Pode usar óleo? Verdade

Se a ideia por trás de uma air fryer é fritar alimentos sem óleo, isso significa que não é possível usar esse ingrediente dentro do aparelho, certo?

Errado, na verdade. É possível, sim, usar óleo no preparo de "frituras" na air fryer, porém isso ocorre de maneira diferente do feito em uma panela. Você no máximo irá pincelar ou espirrar óleo sobre os alimentos. E isso tem apenas uma função: deixar os alimentos um pouco mais dourados.

Dá para ir além da batata frita? Verdade

Engana-se quem pensa que as air fryers são "máquinas de fazer batata frita". Na verdade, o eletrodoméstico é bem versátil e pode ter vários usos.

Dependendo do modelo, por exemplo, há funções para desidratar alimentos. Mas mesmo nos mais convencionais, é possível uma grande variedade de pratos. Até mesmo carnes: com um pouco de experiência com o aparelho, é fácil fazer aquele bife alto suculento, tostado por fora e rosado por dentro.

Isso também vale para bolos — veja o próximo tópico—, sobremesas, legumes, vegetais etc. Basicamente, quase tudo que você faria em um forno convencional (e, em alguns casos, em uma panela ou frigideira) você pode fazer em uma air fryer.

É possível usar utensílios? Verdade

Outra coisa que pouca gente sabe é que ter uma air fryer não significa se tornar refém do cesto vazado que normalmente acompanha esses produtos. Alguns modelos, inclusive, contam até com espetos giratórios, mas aqui vamos falar dos aparelhos mais tradicionais.

Não é difícil encontrar à venda cestos fechados, formas diversas e até mesmo forros de papel para serem usados dentro do cesto principal do aparelho. E, de maneira geral, não há qualquer problema em se utilizar acessórios do tipo, já que eles ampliam as funcionalidades do eletrodoméstico e abrem espaço para o preparo de receitas como bolos e tortas.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Dá para secar roupa na air fryer? Veja mitos e verdades sobre o produto - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Curiosidades de tecnologia