Topo

Me ajuda, como fazer currículo pelo celular? Apps facilitam a vida

Antes de incluir informações em seu currículo, pare para pensar em quão sólidas e necessárias elas são de fato Imagem: Arte UOL

Marcos Bonfim

Colaboração para Tilt, de São Paulo

11/02/2022 04h01

O avanço do mercado de celulares e os preços altos de computadores fizeram com que muitas pessoas passassem a contar apenas com o smartphone para o acesso à internet. Porém, algumas atividades ainda causam estranheza ao pensar em realizá-las num telefone. A produção de currículos é um exemplo.

A boa notícia é que alguns aplicativos disponíveis para os sistemas operacionais Android e iOS podem ajudar gratuitamente nessa missão de conquistar um futuro emprego, oferecendo praticidade e diversidade de modelos. Confira dicas a seguir:

Canva

Conhecido como plataforma de design gráfico, o Canva oferece modelos de currículo grátis para diferentes perfis e áreas. O app permite o upload de fontes e imagens, aplicação de filtros e a realização de eventuais ajustes para que o currículo fique o mais personalizado possível.

Para encontrar os modelos, basta digitar a palavra "currículo" na barra de pesquisa. Quem não tem conta da plataforma, pode criar usando email e senha, ID do Facebook ou do Google. Uma vez pronto o currículo, a pessoa pode enviar para o email, baixar em pdf e imprimir. O arquivo fica salvo na conta e pode ser utilizado sempre que a pessoa quiser.

O app está disponível para Android e para iOS.

Curriculum Vitae

Bem avaliado nas lojas de aplicativos, o Curriculum Vitae dispõe de vários modelos profissionais para que os usuários escolham e adicionem os seus dados profissionais. O app também possibilita a personalização, com alteração de fontes, cores, e a adição de fotos e logos de empregadores e escolas por onde passaram.

O app está disponível para Android e para iOS.

Go2Job

Esse aplicativo tem uma usabilidade fácil e conta com vários atributos, como dicas e exemplos do que as pessoas podem escrever em cada seção de acordo sua área de atuação. Com algumas opções de modelos prontos, os interessados colocam as informações pessoais e profissionais, e o próprio app se encarrega de reuni-las no formato escolhido.

A ferramenta também oferece possibilidades de customização, como o uso ou não de fotos, escolha das áreas que serão mencionadas no currículo e definição de cores. Outro diferencial da ferramenta é oferecer modelos de carta de apresentação, desenvolvidos automaticamente com base nas informações preenchidas no currículo. Além disso, os usuários podem se inscrever diretamente em vagas que são disponibilizadas no app.

O app está disponível para Android e para iOS.

Currículo Profissional

Outra opção para os usuários de aparelhos Android é o Currículo Profissional, que oferece mais de 20 modelos de currículos. Assim como os demais, o app conta com uma gama de recursos, inclusão e edição de imagens, variação de cores e não tem limite de uso, o que possibilita uma boa experiência. Os usuários costumam elencar a facilidade de manuseio como um dos principais atributos. Com mais de 500 mil downloads, a ferramenta tem uma avaliação de 4,8 no Google Play.

LinkedIn

Maior rede social corporativa do mundo, o LinkedIn, além de contar com diversas oportunidades de emprego, permite que os internautas criem perfis na plataforma, coloquem as suas experiências profissionais, estudos, interesses e participem das discussões da comunidade. Não é um app de currículo, claro, mas pode contribuir para o objetivo final: o emprego.

A ferramenta também permite que o download das informações do perfil no modelo de currículo seja feito. Assim, é possível salvar em pdf, mas, infelizmente, só a partir do navegador web. Basta clicar no seu nome, depois na opção "Mais" e, então, em "Salvar como PDF".

É possível baixar o app no Android e também no iOS.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Me ajuda, como fazer currículo pelo celular? Apps facilitam a vida - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Me ajuda?