Não aguenta mais o calor? Veja como escolher o melhor ar-condicionado

A onda de calor que atingiu alguns estados brasileiros nesta semana fez com que aparelhos de ar condicionado virassem objetos de desejo.

Para quem está pensando seriamente em comprar um, é interessante conhecer as diferenças entre os principais modelos do mercado. O Guia de Compras UOL te ajuda a descobrir qual atenderá melhor às suas necessidades.

Qual é o melhor ar-condicionado?

A resposta para essa pergunta vai depender do seu uso — e do seu bolso. Atualmente, existem três tipos principais de aparelho à venda:

Split: são aqueles que têm duas partes. Uma delas é o conjunto responsável pelo resfriamento do ar —popularmente conhecido como "motor"— enquanto a outra é a que sopra o ar para o ambiente a ser refrigerado. Como são mais trabalhosos para instalar, a compra deve ser bem planejada. Isso porque será necessário colocar o motor do lado de fora do seu imóvel ou em um cômodo que tenha ventilação para o exterior, e instalar tubulações.

De janela: são os mais compactos. A instalação tende a ser mais prática do que a do split, porque há esquadrias específicas para fixá-los na janela. Mas não é possível ou permitido em todos os prédios.

Portátil: é uma solução bastante prática, pois não é necessário um profissional especializado para a instalação e não exige qualquer alteração na fachada do imóvel. Parece um enorme ventilador, que pode ser levado para qualquer ponto da casa. Em geral, incluem um tubo que retira ar quente do ambiente, e que deve ser encaixado em uma janela com ajuda de um adaptador.

É importante não confundi-los com climatizadores, que funcionam de forma parecida com um ventilador, e apenas dão uma sensação de refrescância, sem de fato refrigerar o ar.

Listamos a seguir alguns modelos de ar-condicionado dentro desses três tipos. Os dados de consumo são calculados com o aparelho ligado uma hora por dia, ou seja, se você usar mais do que isso, o consumo de energia poderá ser maior.

Continua após a publicidade

O que levar em conta antes de comprar um ar-condicionado?

Independentemente do modelo, é importante prestar atenção em alguns dados técnicos importantes:

Continua após a publicidade

BTUs: é a sigla para British Termal Unit (Unidade Térmica Britânica). Ela indica a capacidade de refrigeração do aparelho. Quanto maior, mais gela o ar.

Tensão de funcionamento: por ser um aparelho de alto consumo, se possível, prefira os modelos 220V. Eles tendem a exigir menos da rede elétrica da sua casa.

Consumo de energia: vale observar a etiqueta do Inmetro com essas informações para que o escolhido seja um modelo mais econômico.

Modos de funcionamento: alguns aparelhos são "quente e frio". Isso significa que são capazes de aquecer o ar, podendo ser usados no verão e no inverno.

Consumo de energia

Para efeito comparativo, o ar-condicionado costuma ter um consumo similar ao de um chuveiro elétrico. A diferença é que, por mais que o seu banho seja demorado, o chuveiro não costuma ficar ligado durante o mesmo tempo que o ar.

Continua após a publicidade

Esse consumo energético mais alto é comum em aparelhos que promovem mudanças de temperatura. Além do chuveiro e do ar-condicionado, o mesmo ocorre com secadoras de roupas e geladeiras, que esquentam e resfriam o ar, respectivamente.

Como economizar na conta de luz?

São comuns os casos em que a conta de luz fica 50% mais cara devido ao uso do ar-condicionado. No entanto, o impacto do consumo depende de como você o utiliza. Confira algumas recomendações para reduzir o consumo de energia do aparelho na sua casa.

Continua após a publicidade
Imagem

Deixe seu comentário

Só para assinantes