Ar seco, nunca mais!

Como funciona o climatizador? Ele pode ser um grande aliado no tempo seco do inverno

RODRIGO LARA COLABORAÇÃO PARA TILT, EM SÃO PAULO

O inverno chegou e, com ele, as alergias respiratórias. Se você sofre desse mal, vale considerar comprar um climatizador - uma espécie de ventilador diferentão, capaz de umidificar o ar, que geralmente é seco nessa estação (especialmente no centro-sul do país).

Mas como é possível soprar vento úmido para o ambiente? E não há problema em misturar um equipamento elétrico com água? Veja abaixo.

Como funciona?

Existem diferentes tipos de ventiladores que cumprem a função de ventilar e umidificar o ambiente, mas os mais comuns para uso residencial são os chamados climatizadores.

Nesse tipo de aparelho, o ar soprado pela ventilação passa antes por uma peça que lembra uma grade ou uma colméia de abelhas, chamada de painel evaporativo. Essa barreira é feita de um material capaz de absorver água, como tecido ou espuma, mas com um formato que favorece sua evaporação.

Uma bomba elétrica acoplada a um reservatório faz o líquido circular constantemente por uma tubulação, mantendo o painel encharcado.

A outra parte elétrica é o ventilador, similar aos modelos convencionais. Um motor faz as pás girarem para "sugar" o ar atrás do aparelho e forçá-lo com velocidade para frente.

Essa corrente de ar passa primeiro por um filtro, que retém pó e outros resíduos, e depois pelo painel evaporativo, de onde acaba levando as moléculas de água.

No fenômeno físico da evaporação, essas moléculas "roubam" um pouco de calor do ambiente, então o climatizador também ajuda a refrescar o cômodo. Mas não, ele não é um ar condicionado, que funciona de outra maneira.

Quanto mais seco for o ar aspirado, menor será sua temperatura ao sair do climatizador. Dependendo das condições, ela pode chegar a 5 ºC a menos que o ambiente. Então, se prepare: nos dias frios, ele pode deixar tudo ainda mais gelado.

Dúvidas comuns

  • Qual a diferença desses aparelhos para os umidificadores ultrassônicos?

    Os umidificadores ultrassônicos têm outro funcionamento e dispersam uma quantidade relativamente constante de vapor de água, independentemente da umidade relativa do ar. Nos climatizadores, esse efeito só é mais perceptível em dias mais secos. Além disso, os umidificadores ultrassônicos são menos barulhentos e ocupam bem menos espaço. Por outro lado, os climatizadores são mais versáteis, já que também funcionam como ventilador e podem ser usados nessa função em dias mais quentes e úmidos. Além disso, tendem a ser mais eficientes para umidificar áreas maiores.

  • Posso usar essências ou aromas nos climatizadores?

    Não. Diferentemente dos umidificadores ultrassônicos, que possuem uma membrana vibratória para lançar o conteúdo do seu reservatório, os climatizadores dependem da evaporação do líquido no painel evaporativo. Se você misturar outras substâncias na água, só ela evaporará. O painel vai manter as outras substâncias, até saturar e perder sua vida útil.

  • Quais cuidados devo ter ao usarmos um climatizador?

    De maneira geral, esses aparelhos não costumam dar problemas com o uso, mas há algumas recomendações O ideal é que ele seja utilizado a uma distância razoável de paredes, para garantir o fluxo de ar. Evite que ele sopre em aparelhos eletrônicos ou outras superfícies, que podem ficar molhadas. O filtro deve ser lavado com frequência, de forma a evitar que ele atrapalhe o fluxo de ar ou fique saturado a ponto de jogar impurezas no painel evaporativo. Sem a devida manutenção, ele também pode acumular ácaros e outros micro-organismos. Ao manusear o climatizador, cuidado para não danificar o reservatório e causar vazamentos. E, se você for guardá-lo sem uso por longos períodos, deixe o reservatório vazio.

Topo