Topo

Maravilha técnica, maior mapa de conectividade cerebral animal é publicado

Maior mapa de conectividade cerebral de alta resolução de qualquer animal Imagem: Reprodução / Google / FlyEM

Do Tilt, São Paulo

22/01/2020 14h43

Utilizando técnicas detalhadas de imagem para mapear as vias físicas do cérebro, cientistas do Google e do Janelia Research Campus, na Virgínia, publicaram o maior mapa de conectividade cerebral de alta resolução de qualquer animal. O modelo 3D rastreia 20 milhões de sinapses que conectam cerca de 25 mil neurônios no cérebro de uma pequena mosca.

Conhecido como 'Connectomeome', o mapa cobre cerca de um terço do cérebro do inseto. Antes disso, apenas um único organismo, a lagarta C. elegans, teve seu cérebro completamente mapeado da mesma maneira.

Apesar de a novidade chamar a atenção, ela divide opiniões no mundo da ciência. Os defensores desse tipo de estudo afirmam que isso ajuda a vincular partes físicas do cérebro a comportamentos específicos. Já os críticos observam que o esforço ainda não produziu grandes avanços, ou seja, o tempo gasto em seu trabalho poderia ser utilizado em outros assuntos.

"A reconstrução é sem dúvida uma maravilha técnica", disse Mark Humphries, neurocientista da Universidade de Nottingham, ao The Verge. Ele também afirmou que o estudo é um recurso para outros cientistas aproveitaram agora. "Ele não responde por si só a questões científicas prementes; mas pode trazer alguns mistérios interessantes", considerou.

O primeiro passo na criação do mapa 3D foi cortar seções do cérebro das moscas em pedaços com apenas 20 mícrons de espessura, equivalente a aproximadamente um terço da largura de um fio de cabelo humano. Em seguida, essas fatias foram bombardeadas com com fluxos de elétrons e fotografadas. Os resultados são processados usando um algoritmo que rastreia os caminhos de cada célula.

De acordo com a empresa, foram necessários dois anos para os cientistas revisarem o mapa 3D. Ainda assim, a imagem cobre apenas uma parte do cérebro da mosca da fruta, conhecida como hemibraco.

"Acredito que as pessoas estavam impacientes sobre o que [conectomes] forneceria", disse Joshua Vogelstein, engenheiro biomédico e cofundador do Open Connectome Project, também ao The Verge. "A quantidade de tempo entre uma boa tecnologia sendo semeada e o uso da ciência real usando essa tecnologia geralmente é de aproximadamente 15 anos. Agora, 15 anos depois, podemos começar a fazer ciência", completou.

As moscas da fruta são um assunto comum na área, pois possuem cérebros relativamente simples do tamanho de uma semente de papoula, mas exibem comportamentos complexos.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Maravilha técnica, maior mapa de conectividade cerebral animal é publicado - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Health Tech